Encontra Sua Receita

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Saiba tudo sobre o Ômega 3

Você provavelmente tem ouvido muito sobre o ômega 3 ser um ‘super alimento’ que pode ajudar no aprendizado e na concentração das crianças – especialistas ainda debatem calorosamente o assunto e desejam pesquisas mais aprofundadas.

O que é omega 3?

Óleos Omega 3 são ácidos gordurosos poliinsaturados – que são gorduras ‘boas”. Existem dois tipos de ômega 3, e cada um tem um efeito levemente diferente no corpo. Plantas e vegetais produzem AAL (Ácido Alfa Linoleico),enquanto os peixes são responsáveis pelo ADH Ácido Docosahexaenóico e pelo AEP Ácido Eicosapentanóico. Estudos mostram que ambos os tipos de ômega 3 têm um efeito protetor para a saúde do coração e são importantes para a função e desenvolvimento de cérebro.

Você sabe que espinafre contém ômega 3?

Os óleos Ômega 3 vindo dos peixes são considerados mais eficazes quando usados pelo organismo imediatamente, considerando que o ômega 3 de fontes vegetais precisa ser convertido pelo organismo em AEP e ADH. Mas não deixe de comer uma variedade de produtos vegetais, pois tudo ajuda a aumentar a sua ingestão de ômega 3.


Ame seu coração

Os benefícios do ômega 3 para a saúde do coração tornaram-se conhecidos primeiramente, quando os cientistas descobriram que culturas cuja dieta consistia principalmente de peixes, como os japoneses e esquimós Inuit, tinham corações saudáveis. Um estudo mais avançado mostrou que o ômega 3 pode ajudar a cuidar de nossos corações controlando a pressão arterial, mantendo normais o ritmo do coração e da circulação sanguínea.

Quanto ingerir?

Crianças – e adultos – podem ser exigentes quando se trata do que irão ou não comer, alimentos enriquecidos com ômega 3 são uma ótima maneira de incluí-lo na dieta, quer seja em um lanche ou como parte de uma refeição principal.


Aqui estão algumas dicas de como incluir Ômega 3 em suas refeições.

Tenha um café da manhã completo com ovos mexidos ou cozidos e torradas.
Troque seu óleo de cozinha por óleo de colza ou óleo de soja – muitos óleos vegetais contêm estes tipos de gordura e são uma ótima maneira de aumentar o consumo de Ômega 3.
Adote e introduza peixes oleosos tipo salmão enlatado e atum fresco.
Troque a pasta que normalmente você usa em sanduíches ou na batata recheada por uma pasta rica em Ômega 3. Cheque a tabela nutricional do produto para mais detalhes.
Se seu petisco habitual é salgadinho, troque por nozes pra variar. Por que não salpicá-las também sobre saladas, vegetais e massas?
Troque a fritada de ovos, bacon e lingüiças no final de semana, por salmão defumado e ovos mexidos, ou torradas com arenque.

A beleza em todas as idades


Dove acredita que a beleza vem em todas as formas, tamanhos e idades. Por que as rugas não podem ser bonitas? Independentemente da sua idade, aproveite a vida ao máximo com estas dicas de cuidados com a pele.

20 anos

Que sorte. A pele está em seu auge nesta idade. Os problemas hormonais da adolescência ficaram para trás e as glândulas de óleo, que hidratam e dão firmeza à pele estão funcionando a todo vapor. As células da pele contêm fortes ligações de colágeno e elastina, que asseguram a firmeza e o brilho da pele.

Dicas

Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15.

Lavar seu rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve.

Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.
Dormir bem é importante para a beleza. Aplique um creme antes de dormir e acorde com a pele do rosto hidratada.
Não se esqueça da hidratação interna, também. Beba pelo menos 8 copo de água por dia.

30 anos


Depois dos trinta, a produção de óleos diminui, e linhas de expressão finas e "pés de galinha" podem começar a aparecer. O colágeno e a elastina começam a diminuir, e veias quebradas podem aparecer na forma de pontinhas vermelhas minúsculas. A pele também tende a estar mais sujeita a mudanças hormonais nessa idade. Portanto, quando você pensou que tivesse se livrado da puberdade, a acne adulta entra em cena.

Dicas

É possível que sua pele esteja mais seca, então a dica é usar uma solução de limpeza suave ao invés de sabão e, em seguida, um hidratante com protetor solar. Hidrate sua pele aplicando um creme noturno rico em nutrientes antes de dormir. E por falar em dormir, médicos recomendam que você durma pelo menos oito horas por noite.

Acrescente um creme rico para os olhos a sua rotina diária para ajudar a reduzir o inchaço e as olheiras.

40 anos

As mudanças em sua pele podem se tornar mais evidentes agora conforme você se aproxima da menopausa. A pele ficará visivelmente mais seca e começará a perder parte da tonalidade e elasticidade. Linhas mais profundas podem-se formar em torno da boca e dos olhos e a pele pode estar mais sensível. Nesta idade, é mais difícil a pele reter a umidade, e a tonalidade poderá aparecer menos uniforme. Você talvez repare que sua pele não se recupera tão bem quanto no passado.

Dicas

As mudanças em sua pele podem se tornar mais evidentes agora conforme você se aproxima da menopausa. A pele ficará visivelmente mais seca e começará a perder parte da tonalidade e elasticidade. Linhas mais profundas podem-se formar em torno da boca e dos olhos e a pele pode estar mais sensível. Nesta idade, é mais difícil a pele reter a umidade, e a tonalidade poderá aparecer menos uniforme. Você talvez repare que sua pele não se recupera tão bem quanto no passado.

Considere a possibilidade de investir em limpezas profundas com regularidade para refrescar sua pele.

Comece a usar um hidratante mais intenso com retinol ou ácidos alfa-hidroxi (AHAs). Esses ingredientes ajudam a melhorar a tonalidade e a textura da pele.

50 anos em diante

Com mais de cinqüenta, a pele começa a mostrar seu 'caráter' conforme os danos acumulados no decorrer da vida se tornam visíveis. Conforme você entra na menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona caem de maneira significativa, como o resultado que sua pele se torna mais fina e frágil. Você poderá detectar mais rugas, uma descoloração irregular e uma tonalidade mais pálida da pele.

Dicas

A hidratação nunca teve tanta importância. Durante o dia, use um rico hidratante protetor com proteção solar. Antes de dormir, um creme noturno rico em nutrientes será bem vindo.

Nesta fase da vida, tanto água quente quanto sabonete ressecam demasiadamente a pele. Sempre use soluções de limpeza com hidratante ao invés de sabão e enxágüe com água fria.

Faça esfoliação para remover células mortas, evitando produtos muito abrasivos que possam danificar sua pele mais frágil.

Como sua pele está mais fina, queima com facilidade. Qualquer tempo passado no sol agora contribuirá diretamente com sinais de envelhecimento.

E lembre-se: Preocupar-se com rugas é uma perda de tempo! Cada ruga é a prova de uma vida bem vivida.
Inicie uma rotina de cuidados para otimizar sua pele com estas recomendações de produtos de Dove. Embora todas as mulheres sejam diferentes, nossa linha de produtos nutritivos é projetada para ajudar você a alcançar uma pele linda, não importa sua idade.

Cuidados com mãos e unhas


Não é só o corpo que merece atenção. As mãos não podem ficar de fora dos cuidados diários e precisam de hidratação para evitar o ressecamento.


Mãos e unhas

Mãos ressecadas, com unhas manchadas, roídas e quebradiças são queixas comuns, principalmente nos dias mais frios. Mas não se preocupe, cuidados simples podem deixar as mãos macias e as unhas fortes e bonitas.

Segundo Marcelo Bellini, professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, as mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente. Como possui menos glândulas sebáceas, a capacidade de produzir oleosidade natural é menor. Por isso, a atenção deve ser maior para evitar ressecamento e, até mesmo, fissuras.

“O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol”, alerta Ana Beatriz Schmidt, dermatologia e tricologista do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (Iptcp). Não esqueça de que é necessário reaplicar o filtro após a lavagem das mãos.

As unhas quebradiças estão associadas ao descolamento transversal das camadas da unha e também à imersão freqüente das mãos e unhas na água. “Também podem ocorrer por deficiência de ferro, anemia, alterações da circulação sanguínea (periférica) e até por outras doenças menos comuns”, revela a médica.

Unhas saudáveis

Um dos fatores que podem deixar as unhas feias é o hábito de roê-las. Ana Beatriz diz que o tratamento é baseado na motivação da paciente. “Podemos prescrever cremes com sabor amargo para tirar a motivação do ato de roer, usar anti-sépticos locais e cremes antimicrobianos se houver infecção secundária”, afirma a dermatologista.

Remover ou não a cutícula gera sempre dúvida, já que é uma película protetora contra a entrada de microorganismos. “Devemos evitar retirá-la profundamente e sim empurrá-la com uma espátula, removendo apenas o excesso de pele. Procure deixar as unhas sem esmalte pelo menos uma noite por semana, para evitar o ressecamento”, explica Ana Beatriz. Não deixe de usar seus próprios instrumentos de manicure quando for fazer as unhas, evitando micoses, alergias e a transmissão de doenças.

O uso de unhas postiças acrílicas, como as de porcelana, pode provocar a chamada dermatite de contato alérgica após dois a quatro meses da aplicação, o que causa fissuras na unha verdadeira, que se torna mais fina e frágil. Já as unhas artificiais de plástico, se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise - separação do corpo da unha da base - e também há possibilidade de ocorrer dermatite de contato.

Os produtos de limpeza também podem causar a dermatite de contato, quando algum dos componentes provoca uma agressão, levando ao aparecimento de lesões eritematosas e pruriginosas. “Proteja-as com luvas ao manipular produtos de limpeza ou substâncias irritantes”, lembra Bellini.

Hidratação das mãos é importante

Não se esqueça do cuidado com as mãos e unhas, que geralmente são deixadas de lado. Elas também mostram os sinais de envelhecimento que podem ser evitados e, se instalados, tratados.

A dermatologista diz que o hidratante corporal pode ser usado nas mãos, porém, o ideal é priorizar o uso de cremes mais específicos, pois a área das mãos é mais exposta ao sol e a repetidas lavagens. Desse modo, necessita de mais atenção.

“Durante o dia, procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite,as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir”, orienta Bellini.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sucos Para Caspa e Espinha


Caspa (Dermatite Seborréica)

Passar:

1 copo de água
1/2 abacate médio
1 limão sumo
(Bater no liquidificador)
Passar no couro cabeludo e deixar 1 h, pelo menos 1 vez por semana.

Limão: Lavar, massagear o couro cabeludo, diariamente, com o suco puro de 5 limões. Até melhorar a seborréia.

Tomar soro e evitar água , procurar comprar pronto em farmácias ou fazer o caseiro.

Espinhas

Tomar:

1 copo de suco de uva
1 xícara de inhame cozido
1 xícara de mamão
1 xícara de cenoura
½ xícara de café de gengibre
Adoçar a gosto com mascavo
(Bater no liquidificador)

Passar uso externo:

Abacate: Cataplasma local do abacate amassado, com duração de 1 hora.



O Poder das Frutas


Olá pessoal assisti a está reportagem e achei muito interessante. Espero
que gostem também e façam uso das receitas que só fazem bem, pois é
super natural e totalmente saudável.

O Repórter Record desvenda o Poder das Frutas. E para isso, conversa com famosos, artistas, médicos, esportistas, chefs de cozinha e até com um veterinário. Em nossos estúdios, um médico nutrólogo faz sucos de frutas que ajudam a combater doenças. Tem sucos para dor de cabeça, cirrose hepática, colesterol, cólica menstrual, doenças do coração, diabetes, espinhas, estresse, pressão alta, doenças da próstata, ressaca, entre outros.

Em um restaurante romântico, os belos Ellen Roche e Ricardo Macchi se deliciam com pratos afrodisíacos à base de frutas e descobrem que a manga é um dos alimentos mais poderosos para apimentar uma relação! Nas populares feiras livres, uma nutricionista ajuda uma dona de casa a escolher frutas indispensáveis para uma vida saudável. Frutas que você nem imaginava que existia.

Você sabe o que é 'mana cubiu'? Nossos repórteres encontraram plantações de mana cubiu em Guareí, interior de São Paulo. Imagina o que é 'camu camu'? Um casal de Iguape, litoral Paulista, explica que camu camu é a fruta com o maior índice de vitamina C do planeta. Coloca a laranja e a acerola no chinelo.

As frutas pelo mundo
O que para nós é normal, barato e abundante, no Japão, por exemplo, é artigo de luxo. Uma melancia pode chegar a custar o equivalente a dois mil reais... só por ser em formato de pirâmide! E quem recebe de presente uma caixa de laranjas, se sente lisonjeado! A manga, imagine só, custa quatrocentos reais! Já no Brasil, temos frutas até para cães! A conversa com um veterinário que receita frutas em dietas caninas, e com os donos desses animaizinhos tão saudáveis.

Desembarcamos no Rio de Janeiro para conhecer o paladar dos belos e famosos. Descobrimos que o apresentador e ator Márcio Garcia e a atriz Patrícia França mantêm a forma e a beleza porque são viciados em frutas. Márcio Garcia chega a ter, no quintal de casa, árvores frutíferas e, dentro de casa, uma esposa nutricionista! Nem o esporte escapa das frutas. Fomos atrás dos conselhos alimentares do maior jogador brasileiro de basquete de todos os tempos, Oscar Schmidt, que atribui seu ótimo condicionamento físico à dieta das bananas.

Veja a seguir algumas receitas super legais e que resolvem vários
probleminhas que são muito comuns no nosso dia a dia.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Máscara Para Hidratar a Pele


Maneira de Fazer:

Misturar tudo e aplicar na pele




Yacón (Smallantus sonchifolius)



Doce remédio


Cientistas estudam eficácia da yacón, raiz tuberosa de origem andina, na prevenção de doenças e no auxílio à absorção de minerais

Planta nativa dos Andes, a yacón (Smallantus sonchifolius) é cultivada desde o período pré-colombiano entre a população residente na região que se estende da Venezuela ao norte da Argentina. A partir da década de 1980, a raiz tuberosa começou a ser exportada para a Nova Zelândia e, depois, para o Japão e República Tcheca, entre outras nações. O interesse de consumidores de países de vários continentes pelo produto ocorreu devido às suas supostas propriedades terapêuticas, como redução do nível de colesterol e da pressão arterial e controle glicêmico, além de atuar como alimento funcional, um prebiótico responsável por estimular o crescimento de bifidobactérias e lactobacilos e auxiliar na prevenção de determinadas patologias. Embora as pesquisas sobre os benefícios à saúde do consumo da yacón ainda estejam em andamento, estudos já apontam alguns efeitos, como melhora no funcionamento do intestino e na absorção e retenção de minerais pelo organismo em animais de experimentação.

No Brasil, o Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) foi um dos primeiros centros de estudo a analisar as propriedades fisiológicas da planta – com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os trabalhos iniciais ocorreram sob orientação da professora Tullia Filisetti e, atualmente, são coordenados pela professora Célia Colli, do Laboratório de Metabolismo e Nutrição Mineral. Um dos estudos conclusivos sobre a raiz fez parte da dissertação de mestrado do nutricionista Alexandre Rodrigues Lobo, concluída em meados de 2004. O pesquisador avaliou aspectos fisiológicos dos frutanos encontrados na planta e comprovou a melhora na absorção intestinal de cálcio e na retenção do mineral nos ossos de ratos alimentados com ração suplementada com farinha à base de yacón. “Verificamos uma modificação na arquitetura da mucosa do ceco, constatada pela alteração na quantidade de criptas intestinais, que se dividiram por um processo de bifurcação” explica. Na avaliação do nutricionista, o aumento da superfície na mucosa intestinal é o provável responsável pelo incremento na absorção do cálcio.

A aparência da yacón lembra a da batata, porém, o gosto é adocicado e a consistência semelhante à pêra ou melão. Normalmente, o alimento é consumido in natura ou adicionado a saladas. O nome da raiz deriva da palavra ‘yaku’, que no idioma quéchua, falado por indígenas da região dos Andes, significa ‘água’. Isso devido à composição da yacón: 85% de água e o restante da base seca constituída de carboidratos, com os frutanos presentes em maior quantidade, na forma de frutooligossacarídeos (FOS). Com grau de polimerização baixo, esses oligossacarídeos não são digeridos na parte superior do trato gastrointestinal, mas metabolizados no intestino grosso, provocando a mudança do microambiente, com conseqüente redução do pH intestinal, o que aumenta a solubilidade do mineral, facilitando sua absorção. Segundo a atual orientadora dos estudos sobre a yacón no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental, um dos objetivos agora é avaliar as conseqüências da alteração do pH. “Temos de analisar não só os efeitos benéficos, mas também o resultado do eventual excesso de consumo, porque é preciso saber se mudar o microambiente do intestino é bom e até que ponto”, observa a professora.

Depois de comprovar a ação da yacón para elevar a absorção de cálcio, Alexandre Lobo avalia, atualmente, o efeito dos frutanos da raiz sobre a biodisponibilidade de ferro, trabalho realizado em conjunto com a farmacêutica Maria Lucia Cocato. Ambos, porém, utilizam modelos de estudo diferenciados. O nutricionista pesquisa a biodisponibilidade de ferro utilizando ratos anêmicos, ainda em fase de crescimento, para verificar a ação dos componentes da farinha de yacón na recuperação de hemoglobina nesses animais. Já o trabalho de Maria Lucia consiste na avaliação do efeito da sobrecarga de ferro ministrados em ratos adultos jovens, e inclui a interação dos frutanos com outro componente da dieta, o fitato, conhecido como inibidor da absorção de minerais pelo intestino, mas ao qual também é atribuído efeito antioxidante. “Talvez o ferro passe pelo mesmo processo que o cálcio, sendo absorvido no intestino grosso devido à alteração do pH. Alguns trabalhos mostram que essas alterações podem ser nocivas, dependendo da dieta, e também que pode haver aumento da translocação de bactérias se houver uma diminuição muito grande do pH”, explica a farmacêutica.

Outras pesquisas – Por conter frutanos não-digeríveis, que agem como fibras hidrossolúveis, apesar do sabor doce, a yacón tem baixo teor calórico e pode ser ingerida por indivíduos com diabetes sem aumentar o índice glicêmico, pois é rica em fibras hidrossolúveis. O período de amadurecimento da raiz, no entanto, é determinante quanto à concentração de açúcares. “Após oito meses de maturação, o teor de frutooligossacarídeos pode cair 50%, com conseqüente aumento dos açúcares simples”, alerta a professora Marileusa Chiarello, do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Católica de Brasília (LCTA-UCB), onde pesquisas comprovaram o aumento do teor de frutose, sacarose e glucose em detrimento dos frutanos se o alimento for armazenado por muito tempo. A pesquisadora informa que o próximo passo é investigar a ação de compostos fenólicos também encontrados na raiz tuberosa, embora em quantidade bem inferior aos FOS, projeto com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A meta é averiguar se, por causa do potencial antioxidadante, os ácidos fenólicos da planta auxiliam na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Subproduto

A yacón já serviu de base para a criação de uma mousse de chocolate com menor teor calórico e nível glicêmico reduzido. O produto foi desenvolvido em 2004 durante o mestrado da engenheira de alimentos Estér Yoshie Yosino no Laboratório de Química e Bioquímica de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, também sob orientação da professora Tullia Filisetti. Pelo fato de a raiz já ser naturalmente adocicada, a pesquisadora pôde reduzir a quantidade de açúcar da receita e, para manter a consistência natural da mousse, diminuiu também a quantidade de ovos. O resultado foi um produto com nível de colesterol 45% menor.

Máscara para pele oleosa



Ingredientes:

Misturar tudo e aplicar na pele limpa. Deixe agir na pele até secar.
Também podem ser adicionadas frutas (exceto as cítricas) nesta receita, como
mamão, morango e kiwi.

Máscara para retirar manchas


Ingredientes:
Maneira de Fazer:
Misture tudo. Deve ser usado durante 15 dias seguidos, em qualquer horário do dia.
O tratamento reduz pequenas manchas provocadas pelo excesso de sol.

domingo, 17 de junho de 2007

Receitas do Tempo da Vovò

geralmente não têm tempo para enfrentar spas e clínicas de beleza. Para estar semManchas, espinhas, celulite, barriga, olheiras. Quem se lembra de ter visto algum dia uma Gisele Bündchen ou uma Cláudia Schiffer desfilar com qualquer uma delas? Tops à parte, essas pobres — ou ricas — mortais são modelos de perfeição, bom humor, disciplina e profissionalismo, epre de bem com as exigências do trabalho, cada uma traz na manga seu próprio truque para enfrentar o dia-a-dia. Em todos os sentidos.
Disponíveis dia e noite, a única alternativa é lançar mão de recursos e dicas que dispensem altas produções e dietas milagrosas...e quem diria, os truques da vovó estão em alta. E não é que funcionam?
O que o talco pode fazer pelos cabelos? ‘‘Ele ajuda a reduzir a oleosidade’’, garante a modelo e booker Danny Frota, 23 anos. Essa morena de 1,78m, que vive há 14 anos na capital federal e começou a trabalhar com moda aos cinco, segue à risca algumas receitinhas dadas pela mãe e pela avó.
A começar pelos hábitos diários: em casa, Danny só anda de esparadrapo na testa. O ritual ajuda a evitar marcas de expressão. ‘‘Minha mãe nunca fez plástica no rosto. E ninguém dá a idade que ela tem’’, garante. Para complementar o tratamento, água. Beber quantos litros puder. No caso da mãe dela, por exemplo, que não abre mão dos exercícios faciais (faça antes de dormir: Abra bem a boca e pronuncie pausadamente as letras O, X, U, X. Repita várias vezes), são nada menos que oito litros diariamente!

Herança de família, a vovó da modelo também apronta das suas. Anote outro segredo: Espalhe talco nas áreas do rosto que acumulam oleosidade, como testa e nariz, antes do pó facial. ‘‘Muito pouco para não deixá-la branca demais’’, recomenda ela, mostrando um potinho com o produto que anda sempre na bolsa.

Outra dica da modelo para manter a pele impecável é uma máscara emoliente/esfoliante natural, que pode ser feita em casa. ‘‘Bata no liqüidificador um punhado de sementes de mamão papaya, uma xícara de mel e duas colheres de sopa de açúcar. Depois, é só aplicar no rosto e deixar até secar. Enxagüe com muita água, aplicando soro fisiológico logo depois’’.

ÁGUA DE ARROZ

A pele é rosada e sem manchas. Os cabelos, claros, com reflexos. Para manter a aparência sempre impecável, a bela empresária e ex-modelo da Elite Camila Hosken, 25 anos, também tem seus segredos.
Vai fazer arroz? Aproveite para dar um trato na pele: lave o alimento e recolha a água. Depois, borrife o líquido sobre o rosto, deixando até secar. Camila diz que reduz as famigeradas espinhas. O mesmo vale para a pasta de dente, quando aplicada em cima do local.
Para olhos inchados, a empresária usa uma velha receita conhecida: compressas de algodão embebidas com chá de camomila morno ou rodelas de pepino. Essas, aliás, podem ser aplicadas sobre todo o rosto para acalmar a pele.


Uma boa dica para preparar a pele antes da maquiagem é aplicar gelo. Ele ajuda na fixação e durabilidade dos produtos. Também funciona para as olheiras. Na hora de aplicar a base, passe primeiro uma no tom amarelo, seguida por outra na cor da pele. Ajuda a disfarçar.

Quilos de pó, base, sombra, rímel. Ao final de uma sessão de fotos, a modelo só quer chegar em casa e dormir. Dormir? Não sem antes tirar todo e qualquer vestígio de maquiagem. Experimente os lenços umedecidos, muito utilizados nos bebês. Retiram fácil, fácil, sem agredir a pele.

Para completar a limpeza — que também pede um sabonete neutro — e desobstruir os poros, aplique uma máscara esfoliante/hidratante. Ela é ótima para quem anda diariamente com maquiagem, além de utilizar como base ingredientes do dia-a-dia. É a máscara de mel + aveia + limão + óleo de amêndoas. Hidratante natural, ele não toma mais de vinte minutos, três vezes por semana. Experimente fazer o tratamento pouco antes de entrar no banho. De tempos em tempos, adicione açúcar cristal à mistura — essa pastinha vai funcionar como um esfoliante.
Se é eficiente? Pergunte à popstar Madonna. Segundo um conhecido site de beleza, a cantora utiliza a máscara no rosto sobre a base de mel, aveia e limão.
Todo santo dia.

‘‘Para hidratar, uso leite (uma colher de sopa) e mel (uma colher de sopa), lavando o rosto só com soro fisiológico’’, completa a modelo Juliana Meireles, 22 anos.

CUIDADO COM A PAPAÍNA

Algumas profissionais se valem de fórmulas mais radicais para disfarçar imperfeições. Muito conhecida no meio, a pomada Trombofob (indicada para hematomas) consegue escamotear por algumas horas aqueles furinhos que a maioria das mulheres odeia: celulite. Argh!

As beldades do mundo da moda garantem que o produto funciona... Mas na opinião do dermatologista Francisco Leite, não é o princípio ativo que está em discussão, mas o gel do produto. ‘‘Ele forma uma película plástica que dá a impressão de que a celulite desapareceu. Na verdade, ele só faz refletir a luz, eliminando a sombra. Qualquer gel funcionaria aqui’’, esclarece.

Com relação ao uso do talco no cabelo para reduzir a oleosidade, outro alerta: o produto contém partículas de sílica, que quando aspiradas se acumulam no organismo. ‘‘Parece inofensivo. Mas é preciso ter muito cuidado para não aspirá-lo durante a utilização’’, completa o médico.
Outro que pode mais atrapalhar do que ajudar é o mamão papaya. Qualquer máscara que tenha como base a frutinha, deve ser aplicada à noite, sempre lavando o rosto depois com muita água. Quando em contato com o sol, a enzima conhecida por papaína pode manchar a pele.

Mas não são só as brasileiras que têm seus truques caseiros. A inglesinha Kate Moss jura que funciona: vaselina aplicada sobre o rosto antes da base hidrata qualquer pele ressecada. Palavra de uma das mais badaladas e disciplinadas top models internacionais.

No livro Os mais guardados segredos de beleza, de Diane Irons, ex-modelo e jornalista especializada no assunto, uma entrevista com o cabeleireiro Dusty Fleming, de Beverly Hills, revelou um eficiente — e simples — tratamento contra a caspa: 30 comprimidos de aspirina amassados e adicionados ao xampu de costume. ‘‘Nunca mais tive caspa’’, escreveu uma leitora à redação do Correio Braziliense, depois de usar a receita por dois meses.



Beleza que vem do mar


Não é à toa a crença de que um banho de mar
pode "descarregar" energias negativas.

A água do mar tem muitos componentes que trazem
relaxamento ao corpo, tiram dores e reenergizam.
Não é à toa a crença de que um banho de mar pode "descarregar"
energias negativas.

Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática e ainda estimula a pele e a circulação. "Em casa também dá pra obter este relaxamento tomando banho com sal marinho", revela a massoterapeuta Magnólia Almeida Prado, da clínica de Estética Kyron.

É só aproveitar as propriedades deste banho relaxante para aumentar o pique e carregar as energias do corpo!

A técnica conhecida como Thalassoterapia usa as propriedades do sal marinho e das algas para ativar a pele e deixá-la mais bonita e revitalizada.

Entre os benefícios estão a desintoxicação, o tratamento da celulite, gordura localizada e flacidez. "O processo faz bem à estética, mas também proporciona um alívio de tensões trazendo relaxamento profundo", revela a esteticista Antônia Gomes, do Spa Essential by Ala Szerman





Use as frutas a favor da sua beleza


Os novos cosméticos aproveitam propriedades das frutas para que as mulheres fiquem belas "à moda natural".

As frutas são um luxo que a natureza nos dá de presente: cores, sabores e texturas deliciosas. Mas além do sabor as frutas também podem potencializar a beleza. Os novos cosméticos aproveitam propriedades das frutas para que as mulheres fiquem belas "à moda natural" Não há nada mais sensual do que uma boa fruta.

Desde a antigüidade elas estiveram associadas ao mágico, ao sagrado e à luxúria. A maçã, por exemplo, tem uma simbologia no cristianismo e as mangas são sagradas para a religião hindu. Nos ritos caribenhos e africanos, as frutas fazem parte das oferendas feitas aos deuses.

Retorno ao natural
Apesar de todos os avanços do campo da cosmética, o que chama a atenção nesses produtos é seu apelo natural. As mulheres estão se cansando de utilizar produtos fabricados a partir de componentes que não conhecem. É muito mais atraente a fragrância das frutas que, com o contato, deixa a pele irresistível.

Essa tendência "frutal" dos cosméticos reforça a idéia de que, na maior parte das vezes, o mais natural é mais sexy.

O melhor de cada fruta
Você pode consumi-las recém saídas do supermercado, da banca ou do pé, pode fazer sucos, usar para cozinhar ou aplicá-las em máscaras caseiras. As frutas têm muitas propriedades que ajudam a manter a beleza e a purificar o organismo. Saiba as vantagens de cada fruta para que sua dieta seja mais adequada às suas necessidades.

Manga - Purifica o sangue e é boa para a pele. Ajuda no tratamento contra a acne.

Limão - Por ter muita vitamina C, favorece a circulação, cura resfriados e faz bem para o estômago. Ajuda a curar as úlceras da boca.

Laranja - Rica em vitamina C, é energizante, laxante e previne infecções.

Framboesa - Tonificante, vigorizante e desitoxicante.

Kiwi - Possui muita vitamina C, é antioxidante e laxante. Ajuda nos tratamentos contra a tensão, a depressão e as desordens digestivas.

Melão - Com muita vitamina A, é bom para a pele e ajuda a manter o bronzeado intenso.

Abacaxi - Favorece a digestão e purifica o organismo.

Uva - Ajuda a combater a anemia e a fadiga. Previne o câncer e reduz o nível de colesterol no sangue. Também ajuda a limpar e a regenerar o organismo.





quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tratamentos de beleza caseiros - Antes de Mais Nada, Informe-se!


Fazer tratamentos de beleza caseiros pode ser divertido e até melhorar a aparência. Mas os riscos são grandes e nem sempre o resultado é garantido.


As misturas caseiras estão liberadas desde que esteja muito bem informada sobre o que usar, como usar, por que usar...O problema é que muita gente ignora que frutas, legumes e outras substâncias contêm princípios ativos que podem provocar manchas na pele, irritações e até alergias. A saída é usar apenas ingredientes que os dermatologistas consideram inofensivos, deixando a tarefa de inventar cremes anti-rugas ou contra estrias para a indústria cosmética.
A cada dia que passa, os grandes laboratórios nacionais e internacionais aperfeiçoam métodos para aproveitar ao máximo as matérias primas, ou seja, substâncias ativas de plantas e frutas que trazem benefícios para a sua beleza, a exemplo do ácido glicólico. Além disso, descobrem formas de fazer os produtos terem maior poder de ação, penetrando mais na pele. Um bom exemplo disso são os lipossomas e as nanosferas adicionados aos cremes de última geração, que funcionam como transporte rapidíssimo para sua pele tirar proveito de tudo o que o creme oferece. Detalhe: toda essa tecnologia é cada vez mais acessível aos nossos bolsos.

Então, com tanta facilidade e progresso cosmético, o que ainda leva algumas mulheres a preferir uma mistura de iogurte com mamão em vez de comprar um potinho de creme à base da enzima papaína, que produz o mesmo efeito e, ainda por cima, com maior intensidade? E que, de quebra, traz vitaminas conservantes que fazem o creme durar muito mais tempo?

Na verdade, diversos motivos podem levar uma mulher a optar pelas receitas caseiras. A pesquisadora Débora Gomes, por exemplo, diz que de vez em quando troca os cosméticos industrializados por misturas caseiras para ficar um pouco mais perto da natureza. "Parece bobagem, mas gosto de sentir a consistência das frutas e do iogurte no rosto", diz ela. A estudante Marília Carvalho, que faz exfoliação corporal com fubá uma vez por semana, diz que usar ingredientes da cozinha é uma forma de economizar nos cosméticos e conseguir o mesmo efeito. Fazer "peeling" no corpo com fubá, de fato, remove impurezas da pele e não oferece contra-indicações. O único problema do tratamento empregado por Marília é a freqüência exagerada, que pode acabar irritando a pele.
Confira, a seguir, algumas receitinhas que o tempo e os especialistas aprovam.

Alguns cuidados simples e baratos para uma pele mais saudável




Leite: tem ação emoliente quando usado em banhos.Iogurte: tem ação emoliente e levemente adstringente quando usado em máscaras.







Mel: Promove o amaciamento e nutrição da pele quando usado em máscaras.






Própolis: tem ação antimicrobiana e desinfetante quando usado no tratamento de afecções da pele.







Morango e pepino: indicados para retirar manchas e sardas.




Fubá e Açúcar: têm ação adstringente e esfoliante.






Glicerina: tem ação emoliente e umectante quando usada em máscaras faciais. É obtida de fontes animais e vegetais.






Lanolina: tem ação emoliente quando usada na preparação de cremes de beleza. É obtida da gordura da lã dos carneiros.


Para uma pele bonita


Beba bastante água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.


Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer.


Tente manter uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras.


Durma bem.


Faça exercícios e caminhe regularmente.

Dicas que ajudam a valorizar a sua maquiagem



Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem os aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel. De qualquer forma, faça o traço junto à raiz dos cílios.

Lápis são ideais quando se quer um traço menos definido e mais esfumado, complementando ou fazendo as vezes de uma sobra escura.

A pálpebra superior pode ser delineada em toda a linha do nascimento dos cílios. Se quiser aumentar visualmente os olhos, aplique o delineador da metade da pálpebra para fora.
A pálpebra inferior deve ser delineada por fora, abaixo da linha dos cílios. Se quiser, pode usar lápis acima dos cílios inferiores.

Um truque interessante para realçar os olhos de quem não gosta de parecer muito maquiada é passar uma camada generosa de lápis na pálpebra inferior e depois afinar muito bem o traço com um cotonete. Para isso basta passar o cotonete sobre o traço do lápis, tomando cuidado para deixar um traço fino junto à raiz.

Quem não tem mão muito firme e sempre borra o delineador líquido, afine e acerte o traço tirando os excessos com um cotonete.

O aplicador do rímel velho pode ser lavado com água e sabonete neutro, ou ainda com demaquilante, e usado para pentear e separar os cílios, depois da aplicação de uma camada de rímel, quando os cílios tendem a ficar um pouco grudados.
Lápis para contorno dos olhos
Aplicado nas pálpebras inferiores de cílio a cílio, tem a finalidade de corrigir o tamanho dos olhos.- Olhos pequenos: faça o contorno externamente e internamente aplique lápis branco para aumentá-los.- Olhos grandes: faça o contorno internamente para diminuí-los.Experimente substituir o lápis por sombra molhada para obter maior fixação.
Cobertura da pele
O segredo para obter sucesso na sua maquiagem é fazer uma perfeita cobertura de pele. Uma pele bem cuidada proporcionará um ótimo resultado, então é só escolher uma base na mesma tonalidade da sua pele, corretivo, se for necessário, e pó facial para dar um acabamento aveludado, retirar o brilho da base e ajudar na fixação da maquiagem.
Passo a passo para fazer uma cobertura de pele
Aplique a base, inclusive na área dos olhos e lábios, com as pontas dos dedos médios e indicador com toques leves e rápidos, suavizando-se a aplicação junto à linha do cabelo e no pescoço.- Utilize o corretivo para fazer as devidas correções, aplicando-o com suaves batidinhas dos dedos.Com uma esponja seca, aplique o pó facial, comprimindo-o suavemente sobre a pele. No final retire o excesso com um pincel largo e a macio.
A importância das sobrancelhas
As sobrancelhas são consideradas a moldura do rosto. Mantenha-as bem cuidadas e depiladas, pois influenciarão no resultado final da maquiagem.Aplique uma máscara para cílios incolor para valorizá-las. Se tiver alguma falha, corrija-a antes com um lápis (na cor das sobrancelhas e não do cabelo) que deve ser aplicado em pequenos traços no sentido dos fios naturais.

Correções faciais
Para disfarçar os pontos negativos e valorizar os positivos, utilize o efeito de luz e sombra.

A luz realça e ilumina os pontos positivos:- no dorso do nariz, evidencia e aumenta;- nas pálpebras, distancia e cria maior proeminência;- nas bochechas e mandíbulas, salienta e aumenta;- no centro, dá uma expressão mais aberta e aumenta.
A sombra absorve a luz, ocultando e reduzindo volume:- nas laterais do nariz diminui e afina;- nas pálpebras diminui, aprofunda, aproxima;- nas bochechas e mandíbulas reduz, alonga;- nas laterais da face restringe, diminui e alonga.

sábado, 9 de junho de 2007

Cuidando dos pés

No verão a pele dos pés fica mais ressecada sendo necessário muita hidratação. E é justamente no verão que os pés devem estar lindos, pois o uso de sandálias abertas é indispensável.

Para protegê-los, além de um bom serviço de pedicure, algumas atitudes podem ajudar. Um dos principais pontos é não esquecer de aplicar protetor solar também nesta região que, geralmente, é esquecida.

O uso de cremes hidratantes - que devolvem a umidade natural da pele - e de cremes esfoliantes - que ajudam a manter a pele macia - são alguns dos cuidados básicos a serem tomados.

A escolha do sapato também pode evitar que os pés fiquem doloridos e inchados. Prefira os modelos quadrados, evitando sandálias com tiras apertadas e sapatos de bico fino, que prejudicam a circulação.

Os saltos também devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, opte pelos saltos plataforma, que forçam menos a curvatura dos pés.

Caso precise usar tênis, não esqueça das meias; prefira as mais macias e de algodão, pois absorvem melhor a transpiração.

Problemas mais freqüentes nos pés

Frieira - causada por um fungo é a mais comum das micoses. A melhor maneira de impedir a sua instalação entre os dedos é secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos. A dica também vale para outros tipos de micose, como aquelas que provocam descamação.

Unha encravada - para evitá-la corte a unha sempre reta, sem deixar pontas. Se o problema já estiver em fase avançada, existem técnicas usadas por podólogos (especialistas em pés) para fazer voltá-las à curvatura normal.

Chulé - para eliminá-lo, algumas medidas simples são necessárias. Use meias de algodão, que absorvem a umidade. Não use o mesmo sapato por dias seguidos, cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar.

Micose de unha - às vezes, o atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha - o que pode soltá-las ainda mais.

Joanete - Para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. A culpa é dos modelos dos sapatos femininos, principalmente de bico muito fino. A única solução para o joanete é a cirurgia, mas ela só deve ser feita nos casos em que houver dor.

Dicas de Beleza: Maquiagem de inverno



Uma boa maquiagem é aquela que valoriza a beleza da mulher e
não aquela que esconde imperfeições da pele maltratada.
Para o inverno, a maquiagem acompanha a tendência das passarelas e o rosa surge como a cor do momento. “Normalmente no inverno se usam tons mais escuros e sem brilho, mas o rosa esteve presente na estação passada e este ano continua na moda, só que em tons mais fortes”, conta a maquiadora Arlete Patez, do salão Jacques Janine.

Segundo ela, o vermelho também chega com força total nos batons e blushes sem brilho. Mesmo assim, ela recomenda o uso dos tons rosa para o dia e vermelho em uma maquiagem para a noite. “Quem estiver a fim de ousar pode abusar de cores como vinho e ameixa”, diz.

A base e o pó também acompanham um estilo mais natural e não devem ter nenhum brilho. Mas a base só deve ser usada para fazer correções ou para uma maquiagem mais sofisticada. No dia-a-dia, Arlete recomenda o uso apenas do pó compacto. A tendência para este inverno é de uma maquiagem mais natural e também mais sóbria. As mulheres de pele clara podem abusar do rosa e as mulheres de pele escura devem dar preferência aos tons de vermelho-alaranjado.

Os olhos ganham destaque neste inverno e podem ser realçados com o uso de máscaras para cílios, de preferência na cor preta. O tom marrom é mais indicado para as loiras. Abaixo dos olhos, nada de lápis para definir o contorno, basta fazer um leve sombreado. As sobrancelhas devem ficar o mais natural possível.

Uma boa opção para quem tem pouca sobrancelha é a maquiagem semi-definitiva, feita com henna. A aplicação é feita em até 20 minutos e dura até 20 dias. “O efeito é bem natural e a pessoa pode escolher o tipo de sobrancelha que quer”, conta Irlan, do Irlan Coiffeur. “Dá, inclusive, para molhar e ir à praia, sem nenhum problema”, garante.

Mas a grande novidade do momento é a maquiagem artística, feita especialmente para quem quer brilhar na noite. As opções são muitas: desde uma simples purpurina na sobrancelha até mesmo a pintura de um desenho em um dos olhos. “As mulheres estão gostando muito”, diz Irlan.

Dicas:
• Sombras azuis e verdes são mais recomendadas para quem tem olhos castanhos ou pretos. Já as sombras escuras são mais indicadas para quem tem olhos claros.

.O blush deixa o rosto com um ar saudável, desde que não seja usado de forma exagerada. As mais branquinhas devem usar um tom mais pêssego e as morenas um tom terra. O tom rosa é mais versátil, feminino e cai bem em qualquer pele. A aplicação deve ser no sentido maçãs do rosto – têmporas. Blushes líquidos devem ser espalhados com os dedos e em pó com um pincel.

• Siga sempre a combinação: muito olho, pouca boca e vice-versa. Isso significa que se a maquiagem ressaltar os olhos com cores fortes, o batom deve ser mais suave. Mas se você decidir destacar a boca com um batom berrante, então adote uma maquiagem bem leve nos olhos. Assim seu rosto nunca vai ficar com aparência de uma maquiagem “carregada”.

• Antes de se maquiar, limpe o rosto com uma loção tônica adequada ao seu tipo de pele e depois passe um hidratante com fator de proteção solar.

Lápis e batom na mão, aprenda a fazer uma maquiagem perfeita para o dia-a-dia.
Click no link e veja o passo-a-passo
http://www.bolsademulher.com/galerias/materia/o_tom_da_maquiagem

Sol é importante sim, mas com moderação

A proteção deve acontecer o ano inteiro. Mas no verão deve ser ainda maior!!!O câncer de pele é o mais freqüente de todos os tipos de câncer que acometem o ser humano. Segundo dados do Registro Nacional de Patologia Tumoral e Diagnósticos de câncer do Ministério da Saúde, este tipo de câncer é o mais comum entre os brasileiros de ambos os sexos. São lesões habitualmente de fácil diagnóstico e que, quando operadas precocemente, possuem índices de cura acima de 95%.

De acordo com estatísticas do FDA (Food and Drug Administration), cerca de 1 milhão de casos são registrados anualmente em todo o mundo. Os registros envolvem todos os tipos de câncer de pele, sendo 40 mil casos de melanoma cutâneo, o tipo mais fatal de câncer de pele.

Por ser um câncer que compromete inicialmente a pele, o diagnóstico precoce pode ser feito na maioria dos casos apenas com exame físico (análise da pele por um dermatologista), dispensando a necessidade de exames sofisticados. O diagnóstico precoce é a chave para o tratamento de qualquer tipo de câncer, e também para o câncer de pele. Porém, mais importante ainda que o diagnóstico precoce é a prevenção, ou seja, evitar que ele apareça.

A prevenção deve abordar diversos aspectos, mas o mais importante é evitar a exposição aos raios ultravioleta, que são os principais causadores dos cânceres de pele. O uso diário do protetor solar é a melhor maneira de proteger a pele dos raios UVA e UVB.


Criança e o Sol: todo cuidado é pouco

As crianças se expõem ao sol três vezes mais que os adultos. A exposição solar em excesso até os 18 anos aumenta o risco de câncer de pele na idade adulta. Por isso, vale ressaltar que 80% da exposição solar de uma pessoa acontece neste período da vida, devido, principalmente, ao excesso de atividades ao ar livre.

O protetor solar deve ser usado regularmente. As crianças com queimaduras de sol dolorosas ou com bolhas têm o dobro de risco de desenvolver melanoma maligno. O uso regular do protetor solar nos primeiros 18 anos de vida reduz em 78% as chances de desenvolver câncer de pele na fase adulta.

Apesar dos contrapontos, o Sol é um dos responsáveis para a síntese de vitamina D, por isso, a exposição moderada com o uso do protetor é benéfica. Para síntese de vitamina D, basta exposição por 20 minutos, do sol da manhã ou fim da tarde, 2 vezes por semana. O FDA recomenda o uso de protetores solares apenas após os 6 meses de vida, quando a estrutura de pele da criança torna-se muito semelhante a do adulto. Mesmo assim, o ideal é que as crianças utilizem loções hipoalergênicas e não fiquem diretamente expostas ao sol.

DÚVIDAS FREQUENTES:

1- É verdade que o mormaço queima mais que o sol? NÃO, queima igual. O problema é que sentimos menos calor e, por isso, ficamos mais tempo expostos quando está nublado e nos queimamos mais. As medidas de fotoproteção devem ser seguidas sempre, esteja sol ou nublado.

2- De manhã cedo e a tardezinha não tem radiação UV? Mentira. A radiação UVA é constante, porém a radiação UVB é menor nestes períodos do dia.

3- Todo mundo gosta de estar moreno. Ficar bronzeado faz bem? NÃO! O bronzeado é uma espécie de escudo protetor que o corpo tenta fazer para bloquear os raios UV. Significa que o núcleo de algumas células está sendo bombardeado por radiações, e ocorre a produção do pigmento, numa tentativa de defesa do corpo. Como a defesa contra a destruição de algumas células poderia ser benéfica para o corpo? Concluindo, bronzear-se faz mal à pele.

4- O câncer de pele é mais raro nos negros? SIM, as pessoas brancas têm mais câncer de pele que os negros e orientais, pois tem menor proteção natural. Quanto mais claro maior a incidência de tumores cutâneos e maior a necessidade de se proteger. Os mais sensíveis são as pessoas loiras, ruivas e com olhos claros, que raramente se bronzeiam (só ficam vermelhas).

5- Existe tendência familiar ao câncer de pele? Sim. Quem tem algum familiar que tem ou teve câncer de pele, tem mais chance de ter um ao longo da vida.

6- Como desconfiar de um câncer de pele? Devemos estar atentos a dois tipos distintos de lesões:

A- Manchas escuras na pele, parecidas com pintas. Os sinais que chamam a atenção são: crescimento rápido da pinta, presença de contornos irregulares, mais de 2 cores na mesma lesão, diâmetro maior que 5 milímetros, formato irregular da pinta (não é redonda, superfície irregular). Estas características são do melanoma, o tumor mais grave da pele. Se detectado e tratado no começo, tem altos índices de cura.

B- Os sinais dos tumores de pele mais comuns (carcinoma basocelular e espinocelular) são: lesões na pele parecidas com espinhas ou picadas de insetos, bolinhas peroladas (esbranquiçadas) na superfície da pele, feridas que não cicatrizam e de vez em quando sangram, áreas endurecidas parecidas com cicatrizes e casquinhas ásperas. Estes tumores têm menos chance de espalhar pelo corpo, porém causam grande destruição local, principalmente se não tratados adequadamente.

Na dúvida, sempre consulte seu dermatologista.

7- Como é o tratamento dos tumores de pele? O tratamento é a destruição ou remoção do tumor, queimando ou operando. O tratamento vai depender do tipo de tumor, seu tamanho, localização, se já foi operado antes e condições clínicas do paciente. A cirurgia que oferece os maiores índices de cura é a cirurgia micrográfica de Mohs; ela também permite remover o mínimo de tecido sadio ao redor do tumor, com melhores resultados estéticos e funcionais.


Fontes:
Dr. Luiz Roberto Terzian, médico dermatologista, consultor do Centro de Pesquisa e desenvolvimento dos laboratórios Stiefel, líder mundial em dermatologia.