Encontra Sua Receita

terça-feira, 17 de julho de 2007

Uma refeição completa com linhaça


Desjejum:

- 1 unidade de banana prata
- 1 colher de sobremesa de semente de linhaça
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 copo de leite de soja


Ou ainda:
- ½ unidade de mamão papaya
- 1 colher de sobremesa gérme de trigo
- 1 colher de sopa de farelo de trigo
- 1 unidade de iogurte de frutas


Lanche da tarde
- 2 fatias de pão de centeio
- 2 colheres de cottage
- 1 colher de sopa de semente de linhaça

Ou ainda:
- 1 taça de Salada de frutas
- 1 colher de sopa de semente de gergelim
- 2 colheres de sopa de cereal de milho.


Refeições principais
Saladas
- 1 prato de mesa de alface e agrião
- ½ unidade de tomate
- 2 colheres de sopa de trigo integral
- 1 colher de sopa de semente de girassol


Prato Principal
Salmão assado com semente de gergilim e arroz integral


Receita de arroz colorido com linhaça

Ingredientes
- 1xicara de chá de arroz integral
- 6 ramos de brócolis
- 1 cebola pequena
- 3 colheres de sobremesa de semente de linhaça
- 6 unidades de tomate cereja
- 3 colheres de sopa de milho verde
- 2 colheres de chá de sal refinado
- ½ colher de sopa de azeite de oliva
- 2 unidades de alho pequeno
- 3 copos médiode água

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho com sal em panela antiaderente. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos. Coloque a água quente e deixe cozinhar até ficar ao dente. Higienize os buquês de brócolis e os tomates. Lave bem e escorra o milho verde. Cozinhe o brócolis no vapor. Adicione o brócolis, o milho e os tomates ao arroz, mexa delicadamente a e mantenha em fogo baixo por alguns minutos. Arrume o arroz em um pirex, polvilhe as sementes de linhaça e regue o azeite. Sirva quente.

Rendimento: 6 porções

Calorias por porção: 152,10 Kcal

De grão em grão, emagreça e ganhe saúde

Comprar pão, hoje em dia, está longe de ser tarefa simples. São tantas as opções disponíveis que, se você está disposto a encarar uma dieta saudável, entra em parafuso só de olhar tantos rótulos.

A vantagem é que, em meio a tantas opções fica mais fácil escolher uma que se adapete ao seu paladar e ainda forneça boa parte dos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, como é o caso das fatias que combinam linhaça, aveia, centeio ou gergelim, por exemplo.

"Tanto os cereais integrais quanto as sementes oleaginosas contêm alto teror de fibras", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio nutricional. "Os cereais ainda são ricos em carboidratos complexos, fornecendo energia ao corpo por um tempo mais prolongado".

Um mix bem balanceado está presente na receita do pão de 7 grãos. "Combinando os cereais e as sementes, esse pão fornece ao organismo substâncias antioxidantes (que combatem os radicais livres), o equilibrio nos níveis de colesterol e triglicérides e o melhor funcionamento intestinal", diz Andrea Bunducki, também da Equilíbrio.

Grupo dos cereais integrais

Aveia: utilizada nos cereais em flocos e biscoitos. Pode ser adicionada a muitos pratos, como bolo de carne e tortas. Também serve para engrossar sopas e molhos. O farelo de aveia tem alto teor de fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de mau colesterol no sangue.
Centeio: contém um pouco de glúten, porém menos que a farinha de trigo. Por isso, os pães de centeio tendem a ser pesados e úmidos.
Cevada: alimento básico do Oriente Médio, é conhecido entre nós principalmente como ingrediente de sopas. Tem sabor adocicado que o torna um suplemento interessante nos pratos que vão ao forno e nas saladas.
Trigo: é um dos cereais mais consumidos no mundo. Durante a moagem, o farelo e o gérmen são removidos. Por isso, a farinha de trigo integral é menos nutritiva que o cereal em si. È o principal grão utilizado nas massas, pães, bolos e biscoitos. O arroz e a quinua também fazem parte do grupo de cereais.

Grupo das sementes oleaginosas

Semente de Linhaça: contém 39% de óleo na sua composição, 70 % polinsaturados, os ômega-3 (57%) e ômega-6 (16 %), conhecidos por ajudar a prevenir risco de problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.
Semente de girassol: o óleo de semente de girassol é bastante popular na Europa. As sementes de girassol são ricas em Vitaminas E, D e complexo B.
Semente de gergelim: estas sementes, além de serem fontes de boa gordura, contêm proteínas. São muito usadas na cozinha oriental, em massas e pães.

sição Nutricional, sementes oleaginosas:

Alimento Gr Medida caseira Kcal Lip(g) Ptn(g) Fibras(g)
Sem. de linhaça 15 2 colh. Sobr 493 32 14 33,5
Sem. de girassol 12 2 colh. Sobr 570 49,6 19,8 6,05
Sem. de gergelim 12 2 colh. Sobr 584 50 21 11,9

Composição Nutricional, Cereais Integrais:

Alimento Gr Medida caseira kcal Lip(g) Ptn(g) Fibras(g) Aveia 38 5 colh. sopa 394 8 14 9,1
Centeio 43 3 colh. sopa 336 2 13 15,5
Cevada 40 2 colh. sopa 354 2,3 12,48 17,3
Trigo 41 4 colh. sopa 362,12

sábado, 7 de julho de 2007

Gordura trans deve ser banida da América

5/6/2007

Brasília - A gordura trans, ou hidrogenada, pode ser banida das Américas num curto espaço de tempo. Um documento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que será apresentado amanhã, no Brasil, Estados Unidos e Chile, defende a eliminação deste tipo de gordura - usada em uma série de produtos industrializados e encontrada em alimentos fast food - e a restrição de gorduras saturadas. Formulada por 21 especialistas, a proposta tem como principal objetivo reduzir o número mundial de problemas cardíacos.

Em outubro, o documento deverá ser submetido à votação no Conselho Diretivo da OPAS, formado por ministros de saúde. "Nesta oportunidade é que prazos deverão ser acertados para a substituição da gordura trans por outros tipos, menos prejudiciais à saúde", afirmou o professor titular do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e um dos integrantes do grupo de trabalho, Carlos Monteiro. Especialistas dão como certa a adoção da medida no Brasil, depois de sua aprovação pelo Conselho da OPAS.

Para fundamentar o pedido de restrição total da gordura trans, pesquisadores do grupo de trabalho citam um trabalho feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. O trabalho mostra que uma redução de 4,5 gramas diárias deste tipo de gordura na dieta poderia evitar mais de 10 mil mortes por ano.

Usada desde o início do século passado, a gordura hidrogenada teve seu consumo ampliado a partir da década de 50. Até pouco tempo, era um dos ingredientes da margarina - que pessoas usavam para fugir da gordura animal e evitar, assim, problemas cardíacos. A tática, no entanto, foi inútil. Nos últimos anos, os malefícios da gordura trans começaram a ser descobertos e hoje ela é considerada como uma das principais vilãs da saúde pública. Estudos demonstram íntima relação entre o consumo excessivo deste tipo de gordura com enfartes. Há também trabalhos que sugerem ainda que a gordura também aumenta o risco de diabetes e morte súbita.

Com a mesma velocidade que malefícios da gordura trans foram propagados, providências para redução do consumo foram adotadas no mundo. Na Dinamarca, o produto foi banido. Fabricantes tiveram oito meses para se adaptar. Hoje, algumas redes de fast-food já reduziram de forma significativa o uso deste tipo de gordura. Algumas marcas de margarina também alteraram sua composição. "Não é uma mudança que provoque um impacto financeiro significativo para as indústrias", garante o professor Monteiro. Ele estima que, caso a recomendação seja adotada no Brasil, em dois anos já seria possível ter o banimento da gordura trans.

Lígia Formenti

terça-feira, 3 de julho de 2007

Receitinha para clarear axílas

Faça uma mistura com um pouco de
aguá oxígenada a 10 volumes
e um pouco de bicarbonato de sódio

Esta receita funciona mesmo.

Enfrente o frio com mais charme


Sabe aquele vestidinho básico, aquela malha meio sem graça ou aquela camisa que você está enjoada de usar? Essas peças vão ganhar mais charme e sofisticação neste inverno se você acrescentar um cachecol, um xale, um lenço ou uma pashmina. Esses acessórios nunca saem de moda, mas, nesta estação, eles conquistaram um espaço de destaque no guarda-roupa feminino.
Segundo a estilista e professora de moda e estilo do Senac Piracicaba, Luciene Machado, esses acessórios mudam a cara de qualquer produção. “O cachecol e o xale, especialmente, estão na moda neste inverno”, garante. Ela explica que o cachecol é um acessório antigo e muito versátil e pode ser usado nas mais variadas versões e situações. “Podem ser multicoloridos, listrados, cor única, mais compridos, mais curtos, mais estreitos ou mais largos, com vários tipos de amarração”, completa, lembrando que podem ser encontrados em tecidos de lã ou confeccionados em tricô, tear ou cochê em lã ou linha.

O cachecol, de acordo com Luciene, é mais usado com blusas, jaquetas, blazers, casacos de tecido ou lã e calças compridas jeans, oxford ou em sarja.”Pode-se usá-lo com blusa de gola alta, colocando em torno do pescoço com as pontas caídas para a frente sem dar volta no pescoço, ou deixar uma das pontas cair levemente atrás e a outra ponta cair na frente, dando uma volta só no pescoço”, sugere. Numa blusa sem gola, Luciene propõe que se deixe uma faixa mais justa no pescoço como gargantilha, e as pontas mais longas na frente, assim, o cachecol pode ser usado no lugar de um colar. “Outra forma de usá-lo é dobrado no centro, deixando as duas pontas encaixadas bem no meio dessa dobra, como num lenço mais solto. Pode-se optar por um cachecol mais largo e usá-lo como um xale”.

O cachecol, explica a estilista, pode ser do tom da blusa, liso ou mesclado. “Ou de um tom neutro e escuro como preto ou cinza que combina com tudo. Cuidado com o branco que se destaca muito, mais até que um muito colorido; para usar o cachecol branco, fica melhor se uma das peças do vestuário for branca também”, ressalta.

Pode-se também, segundo Luciene, dar um toque de cor, usando um cachecol de uma cor forte, como vermelho, pink, azul, se a roupa for em tons neutros (cinzas, beges, marrons, branco, preto). “Fica elegante combinar os acessórios de mesma cor. Por exemplo: cachecol, chapéu de lã, sapatos e bolsa da mesma cor, ou preto que combina com tudo”. Ela enfatiza que ao colocar cachecol ou lenço no pescoço, não se deve usar colares. “Use brincos pequenos ou médios, mas não brincos grandes”, completa.

XALES
Em tradicional formato triangular ou quadrado dobrado em triângulo, os xales complementam roupas com decotes e protegem as costas do frio. Eles podem ser confeccionados em crochê, tricô, tear, seda, estampados, bordados ou em tecidos de lã. De acordo com a estilista, essa peça pode ser usada por cima do vestido, blusa ou com calças jeans, oxford ou sarja.
“Quanto mais baixa a estatura, mais curto deve ser o xale e o cachecol”, adverte a estilista. O xale, segundo ela, pode acompanhar o tom do vestido ou da blusa, ou dar um toque de cor no visual, assim como o cachecol.

LENÇOS
Segundo Luciene, os lenços são mais versáteis e confeccionados em tecidos leves e também transparentes. “Podem ser usados em torno do pescoço amarrados com um nó. Em geral, ficam mais elegantes se usados com camisas de gola esporte, mas também podem ser usados com blusas sem gola”, explica.
Os lenços podem ser amarrados no cabelo, com rabo de cavalo ou em torno da cabeça como uma faixa. “Ou até mesmo enrolados e amarrados como cintos, ou amarrados na alça da bolsa”. Luciene afirma que, apesar de charmosos, os lenços não estão em evidência neste inverno.

PASHMINA
Chama-se de pashmina o xale retangular com ou sem franjas, de lã confeccionada – como se fosse uma manta (não de tricô ou crochê artesanal).Mas, na verdade, pashmina não é a denominação da famosa ma nta, e sim o nome do fio usado. O fio de pashmina é do pêlo de cabras selvagens ou domésticas do Himalaia, e pode ser transformado em blusas, cobertores, xales e nas famosas mantas.

A suavidade da pashimina se deve ao tipo e à grossura do pêlo usado na sua confecção. Esta fibra possui uma grossura inferior a 15 microns de diâmetro, o que é bastante significativo, considerando que o fio de cabelo humano possui uma grossura de 75 microns. Para se produzir um xale é necessária a poda do pêlo de sete animais.

“Também é bem versátil, podendo ser usado nos ombros como xale, com um lado das pontas jogado para trás; pode ser preso no ombro com um broche ou solto; ou no pescoço como um cachecol mais volumoso e mais largo”, completa a estilista. (Cristiane Sanches)