Encontra Sua Receita

domingo, 28 de outubro de 2007

Cerveja : A causa da barriga saliente?



O nome já aponta o culpado: barriguinha de chopp. Mas será que este é realmente o vilão responsável pela gordura a mais na região abdominal?
Um grupo de pesquisadores do Reino Unido e da República Checa afirma que não foi encontrada nenhuma relação científica entre a quantidade de cerveja consumida e as dimensões da barriga.

A conclusão da pesquisa foi que se existir algum vínculo entre a bebida e a obesidade, é mínimo. "É comum achar que as pessoas que tomam cerveja são mais gordas que aquelas que não bebem, mas não é verdade", afirmam os pesquisadores.

No entanto, o estudo não traz novidades para aqueles que são adeptos à "bebida com moderação". Pois, segundo a nutricionista, Lucinete Souza, a ingestão freqüente e exagerada de cerveja pode levar a um excesso de peso sim. "A cerveja ingerida em excesso associada à falta de exercícios e uma alimentação incorreta colabora para uma barriga a mais, já que o acúmulo de gordura se concentra mais na região abdominal", esclarece ela.

Outro fator agravante é que o choppinho geralmente vem acompanhado de amendoim, batata frita, queijo ou outros petiscos bastante calóricos. Além disso, o efeito diurético do álcool contido na cerveja aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de vitaminas e minerais, antes que eles sejam absorvidos pelo organismo.

A nutricionista diz que a dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa nenhum mal para a saúde e para o físico.

Outra dica dada por Lucinete são as versões light da bebida. "Uma lata de cerveja light possui 3 % de teor alcoólico e 77 calorias, já a cerveja comum tem 5% de teor alcoólico e 122 calorias", compara ela.

Sobre a "crucificação" da cerveja como o principal vilão da barriguinha saliente, a nutricionista explica que qualquer bebida alcoólica ingerida em excesso aumenta as calorias do dia-a-dia e pode fazer a pessoa engordar. O importante é saber dosar.

Confira a lista de calorias de algumas bebidas:

- Caipirinha sem açúcar (200 ml) = 126 calorias
- Caipirinha com açúcar (200 ml) = 187 calorias
- Champagne (100 ml) = 85 calorias
- Licor (30 ml) = 116 calorias
- Marguerita (50 ml) = 140 calorias
- Martini (50 ml) = 135 calorias
- Sex on the beach (200 ml) = 216 calorias
- Tequila (40 ml) = 136 calorias
- Uísque (50 ml) = 166 calorias
- Vinho branco (80 ml) 70 calorias
- Vinho tinto (80 ml) = 64 calorias
- Vodka (40 ml) = 126 calorias

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tire suas dúvidas sobre os chás


Chá para emagrecer, chá para acalmar os nervos, chá para dores de barriga, cabeça, chá para gripe, chá para aquecer do frio, etc. Quem nunca lhe ofereceu um chazinho nestas situações?

O chá é uma bebida de origem chinesa, que nada mais é do que um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair-lhes as substâncias aromáticas. Os chás recebem denominação variada em função do processo de produção e da graduação de suas folhas.
Atualmente é grande o número de pessoas que perguntam se o chá realmente emagrece. O sujeito principal desta hipótese é o chá verde. Realmente existem muitos pesquisadores, que estudam sobre os efeitos deste tipo de chá.

O chá verde é proveniente da planta camellia sinensis, e é preparado a partir de folhas frescas. Este tipo de chá pode ter benefícios como: diminuir riscos de doenças cardiovasculares, diminuição nas taxas de colesterol, prevenção da redução da densidade óssea, ativação do sistema imunológico e outros benefícios. Isso tudo devido às propriedades antioxidantes presentes.
Em 2005, foi realizado um estudo no Rio de Janeiro, com japoneses sobre o consumo de camellia sinensis em população de origem oriental e incidência de doenças crônicas, onde verificou-se que pessoas consumidoras deste chá revelaram ter menor ocorrência de doenças crônicas. Assim como este, muitos outros estudos estão sendo realizados.Chá para emagrecer, chá para acalmar os nervos, chá para dores de barriga, cabeça, chá para gripe, chá para aquecer do frio, etc. Quem nunca lhe ofereceu um chazinho nestas situações?

O chá é uma bebida de origem chinesa, que nada mais é do que um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair-lhes as substâncias aromáticas. Os chás recebem denominação variada em função do processo de produção e da graduação de suas folhas.



Atualmente é grande o número de pessoas que perguntam se o chá realmente emagrece. O sujeito principal desta hipótese é o chá verde. Realmente existem muitos pesquisadores, que estudam sobre os efeitos deste tipo de chá.

O chá verde
é proveniente da planta camellia sinensis, e é preparado a partir de folhas frescas. Este tipo de chá pode ter benefícios como: diminuir riscos de doenças cardiovasculares, diminuição nas taxas de colesterol, prevenção da redução da densidade óssea, ativação do sistema imunológico e outros benefícios. Isso tudo devido às propriedades antioxidantes presentes.



Em 2005, foi realizado um estudo no Rio de Janeiro, com japoneses sobre o consumo de camellia sinensis em população de origem oriental e incidência de doenças crônicas, onde verificou-se que pessoas consumidoras deste chá revelaram ter menor ocorrência de doenças crônicas. Assim como este, muitos outros estudos estão sendo realizados.



Mas é importante saber que estes benefícios estão em pesquisa, não podemos provar nada cientificamente por enquanto. Com relação à eliminação de peso, estudos nos mostram que os polifenóis, presentes no chá verde, fazem com que haja um aumento no gasto energético e oxidação de gordura.



Algumas pessoas utilizam outros tipos de chá, com a finalidade de eliminar peso, através da ação laxativa e diurética. Chás de cáscara sagrada ou de sene são os mais utilizados. Este tipo de chá acelera a velocidade com o qual os alimentos são eliminados, correndo o risco de diminuir a absorção de alguns nutrientes. É importante ter cuidado com o consumo, pois doses elevadas podem ser prejudiciais à flora intestinal, já que não ocorre um processo fisiológico, ou seja, natural do organismo. Além do uso prolongado não produzir o mesmo efeito.



O ideal é que as pessoas que desejam emagrecer ou que tem problemas com o funcionamento intestinal utilizem o meio mais saudável para resolver este problema: alimentação, ou seja, aprender a comer de forma saudável.
Mas os chás também podem acalmar ou nos aliviar dores de estômago, fígado, enxaquecas, etc.


Veja abaixo alguns tipos:
Boldo do Chile -
O boldo é uma folha acinzentada, importada do Chile, que possui sabor amargo. É indicado para dores do estômago e problemas no fígado.



Chá de camomila, erva doce, hortelã - São geralmente indicados como calmantes, ou seja, para relaxar. Ótima opção para consumir na ceia com algumas torradas, pouco antes de dormir.



Chá de carqueja – Utilizado também em casos de perturbações gástricas ou para fins curativos.
Uma dica para quem deseja emagrecer é consumir o chá no seu dia-a-dia, pois é uma bebida que não possui calorias, mas muito sabor. Utilize adoçante e tenha cuidado com os acompanhamentos. Assim você se esquenta e mantém a forma.

Li esta matéria no cybercook .


sábado, 13 de outubro de 2007

BELEZA, UM REFLEXO DO SEU PRATO

Cremes e tratamentos ajudam. Mas, no dia-a-dia, o que garante o frescor e o vigor de pele e cabelos é aquilo que você põe no prato. Está cientificamente comprovado. Quer ver? Unhas fracas costumam ser um sinal de que falta ferro no organismo - e não adianta comer gelatina ou tomar suplementos de cálcio, porque o problema é a carência de outro mineral. Queda de cabelo também é um caso típico: formados por queratina, os fios precisam de aminoácidos para crescerem fortes e sadios. E adivinhe onde o organismo vai buscar essa matéria- prima? Nas proteínas de origem animal combinadas com as leguminosas. Portanto, não é exagero dizer que sua beleza nada mais é do que um reflexo de sua alimentação.

Em linhas gerais, funciona assim: vitaminas, proteínas e sais minerais são aproveitados para a construção e manutenção dos tecidos, dos órgãos e das estruturas do corpo. Os itens que fogem disso - açúcar e gordura, principalmente - têm como missão a obtenção de energia e o que sobra é armazenado em forma de gordura corporal ou sintetizado como toxina. É aí que mora o perigo, ou melhor, o envelhecimento precoce, provocado pela oxidação das células por radicais livres que acompanham aquelas toxinas. E pensar que tudo isso poderia ser perfeitamente prevenido com uma maior ingestão de frutas, verduras e legumes - os antioxidantes naturais do organismo, de acordo com Sylvana Braga, médica especializada em terapia ortomolecular do Hospital das Clínicas, em São Paulo. "O índice elevado de gordura suprime as atividades das células imunológicas, matadoras naturais, que tentam eliminar os radicais livres."

Portanto, se sua dieta é pobre em nutrientes essenciais, mas recheada de excessos, o resultado está estampado em seu rosto e nas madeixas que o emolduram. A razão de todo esse desequilíbrio é bastante simples: em uma situação limite (como a má alimentação) o organismo busca reservas de nutrientes em órgãos e estruturas que não são vitais ao seu bom funcionamento - então, cabe à pele, ao cabelo e às unhas fazer esse ’empréstimo’.

Nutrientes essenciais

A partir disso, as reações para essa carência nutricional poderão ser observadas de formas variadas, bem como as soluções. Por exemplo, uma pessoa com tendência à pele oleosa, se consumir muitos alimentos ricos em gordura (chocolate, queijos amarelos, embutidos), poderá ter mais espinhas. Uma boa alternativa, nesse caso, seria incrementar o cardápio com vegetais ricos em vitamina A e betacaroteno - dois importantes nutrientes para a renovação celular. Da mesma forma, quem tem fios oleosos também deverá acrescentar esses itens na rotina alimentar. Já outras características serão comuns a qualquer organismo, independentemente do tipo de cútis ou cabelo. É o que acontece quando há fios quebradiços: o sintoma tem a ver com um quadro de carência nutricional, que precisa ser verificado por um dermatologista ou imunologista.

Para evitar boa parte desses problemas, a melhor prevenção está no equilíbrio alimentar, com a inclusão de certos nutrientes essenciais à saúde da pele e dos cabelos. Mas essa mudança no cardápio precisa ser feita de forma planejada e contínua, porque é inútil passar uma semana com um menu saudável e nos dias seguintes voltar aos maus hábitos, sem horário para comer ou consumindo grandes quantidades de produtos industrializados. Portanto, encare nossa sugestão de dieta como o impulso que você esperava para adotar uma alimentação balanceada em nome da sua beleza.

Um belo cardápio!

Para reduzir a produção de radicais livres e proteger a saúde do seu rosto e das suas madeixas, você deve combinar os alimentos conforme o esquema abaixo.

Primeiro Passo

Escolha entre as frutas, hortaliças, leguminosas, cereais e carnes desta lista: Frutas - laranja, tangerina, melão, melancia, abacaxi, mamão, morango, kiwi, nectarina e pêssego. Hortaliças - abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, alfafa, aspargo, berinjela, broto de bambu e de feijão, cenoura, champignon, chicória, chuchu, couve, couve-flor, endívia, escarola, espinafre, jiló, nabo, palmito, pepino, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, tomate e vagem. Leguminosas - feijão, ervilha, lentilha, e grão-de-bico. Cereais - arroz, milho, massas e pães integrais. Carnes - peito de frango, bacalhau, salmão, linguado, truta e ostras.

Segundo Passo

Basta distribuir os alimentos nas cinco refeições, seguindo o esquema abaixo: Café da manhã: Frutas + Pães Lanches: Frutas OU Pães. Almoço e jantar: Hortaliças + Carne OU Hortaliças + Leguminosas OU Hortaliças + Cereais

Exemplo:

Café da manhã

1 copo de água em jejum
1 fatia de pão integral torrado
1 colher (sobrem.) de queijo cottage
1 copo (300 ml) de suco de maçã

Lanche da manhã
1 fatia de melão
1 xícara de chá verde

Almoço
Salada de duas hortaliças cruas (à vontade)
1 prato (sobremesa) de bacalhau desfiado com brócolis

Lanche da tarde
1 fatia de abacaxi
1 xíc. de chá de hortelã

Jantar
3 conchas de sopa de três hortaliças com peito de frango grelhado
Couve refogada (à vontade).

Dieta antiansiedade

Fugir da comida não adianta. Invista nos alimentos que deixam você menos pilhada. Seu apetite vai diminuir!

1º dia
café-da-manhã
• 1 copo (200 ml) de suco de clorofila (couve, alface e agrião batidos com suco de laranja)
• 2 fatias de pão integral
• 1 fatia de peito de peru (ou tofu)

lanche
• 1 maçã
• 1 xíc. (chá) de chá verde com hortelã

almoço
Salada de agrião, cenoura, alface, repolho e hortelã
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha de feijão-preto
• 1 filé de salmão assado
• 1 taça de gelatina diet

lanche
• 1 banana amassada com 1 col. (sobremesa) de gérmen de trigo

jantar
• 1 prato (fundo) de sopa de agrião, couve, espinafre e óleo de linhaça
• 2 col. (sopa) de proteína texturizada de soja refogada com tomate e cebola

ceia
• 1 banana assada e polvilhada com 1 col. (chá) de aveia e outra de mel

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Maionese sem ovo

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 cenoura média cozida
2 colher (sopa)suco de limão
1 colher (sobremesa)de óleo.
1/2 cebola
Sal a gosto
1 colher (chá)de mostarda

Modo de fazer:
Faça um "mingau" com leite, maizena e sal.
Bata no liquidificador: cenoura, limão, óleo, cebola e
o "mingau" (de preferência frio). Bata bem.

Receita retirada do livro: "O Peso Ideal"

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Gergelim



As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%),o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.

A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 e a B2.

Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.Pode ser polvilhado sobre o arroz integral, tortas, sufles, etc.

Sua farinha pode entrar na confecção de pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc, aumentando o valor nutritivo e dando um sabor especial. As sementes podem ser assadas, comidas com açúcar ou mel.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Pizza de liquidificador com legumes


Ingredientes:
Massa:
01 copo americano de farinha de trigo com fermento
A mesma medida de leite
01 colher (sopa) de açúcar
01 colher (chá) de sal
02 colheres (sopa) de óleo
Orégano a gosto

Recheio:
100g de brócolis
100g de seleta de legumes
Tomates picados e temperados com orégano, sal e azeite
½ cebola pequena ralada
100g de queijo branco picado (ou mussarela picada)
Orégano a gosto

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até borbulhar. Despeje a mistura numa assadeira para pizza, untada com margarina e catchup. Leve ao forno previamente aquecido para pré-assar. Espalhe sobre a massa os ingredientes do recheio, deixando por último o queijo e o orégano. Leve novamente ao forno até derreter o queijo. Sirva a seguir.

Obs:
Coloque a cobertura de sua preferência. Finalize cobrindo com queijo e orégano.

Suco de clorofila


Ingredientes:
Suco de laranja ou maracujá ou limão ou abacaxi
Hortelã
Rúcula
Espinafre
Capim santo
Alface americana
Couve folha

Modo de Preparo:
Lave muito bem as folhas e liquidifique-as com o suco de sua preferência. Coe e liquidifique o suco com pedras de gelo, adoçando a gosto.