Encontra Sua Receita

domingo, 30 de dezembro de 2007

FELIZ OLHAR NOVO!!! (Carlos D. De Andrade)


O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Quero viver bem. 2007 foi um ano cheio.

Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.
Normal! Às vezes se espera demais das pessoas.
Normal! Grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor machucou.
Normal! 2008 não vai ser diferente.

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
Fazer o quê?
Acabar com seu dia?
Com seu bom humor?
Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado.
Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte.
Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos.
Ou mude de classe, transforme-o em colega.
Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou?
Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE.

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano.
Não adianta lutar contra isso.
Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial. 2008 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.

Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2008 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... Pode ser puro orgulho!

Depende de mim, de você!
Pode ser.
E que seja!!!

Feliz olhar novo!!!

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!"



Azeite - Antibarriga


A última notícia sobre o óleo extraído da oliva merece comemoração: ele evita o acúmulo da gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete. E, como se fosse pouco, combate a osteoporose e inflamações, caso da gastrite

Basta um fio dourado do óleo da oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos — cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada.

Quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias. Juntos eles publicaram seu trabalho no periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo do óleo. E observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.

No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobri-la de elogios. Isso porque estão empenhados em acabar com as barrigas avantajadas — e não tem nada a ver com questões de beleza. “A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2”, explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Abeso. O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata — a síndrome metabólica. O azeite, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo nefasto.

Muito, muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga — antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração —, cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiães dos vasos. Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis. “Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum”, conta o bioquímico Jorge Mancini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve na Espanha para pesquisar o assunto.

Para o nutrológo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, que fica na capital paulista, uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. “Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL”, diz.

VANTAGENS DO EXTRAVIRGEM O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada — à qual se atribui essa ação — eles praticamente empatam. Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extravirgem. É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. “Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos”, diz ela.

Segundo Luciane, os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo. “Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos ficam praticamente fora de ação”, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.

Um azeite legítimo não traz solventes ou substâncias químicas. Como dizem os especialistas, ele é o suco da azeitona, pura e simplesmente. O que muda é o sabor, a textura, a cor ou o aroma. “Tudo isso vai depender da variedade do fruto”, diz a nutricionista e chef Maria Luiza Ctenas, uma expert no assunto.

Assim como acontece com o vinho, que já formou legiões de enófilos, hoje existem gourmets especializados em azeite que distinguem tipos de azeitona e locais de plantio apenas pelo olfato e sabem qual tipo de óleo combina com qual receita. São chamados pelos espanhóis de catadores. Segundo Maria Luiza o conselho desses experts vale muito, mas não dá para estabelecer regras. “Cada um deve descobrir seu azeite preferido”, opina.

Marcus Bueno, da butique de azeites Olivier’s & Co., que fica na capital paulista, sugere paciência na descoberta do óleo predileto. “No início pode parecer tudo igual, mas aos poucos o paladar vai ficando mais apurado”, observa. Bueno, que é um legítimo catador. Ele recomenda primeiro observar o prazo de validade. Depois de aberto, o produto, desde que conservado longe da luz e bem tampado, deve ser consumido em seis meses, no máximo.

E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir para a panela, os pesquisadores avisam que sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.

CADA GORDURA, UMA CINTURA O azeite ajuda a combater a barriga. Já a gordura encontrada em certas margarinas...

MONOINSATURADA
É como se esse ácido graxo, ou partícula de gordura, reorganizasse os depósitos de gordura, impedindo que inchem as células adiposas entre os órgãos do abdômen. Isso já foi observado, embora por enquanto ninguém conheça detalhes do mecanismo. “Outra boa notícia é que a molécula monoinsaturada do azeite aumenta a produção da adiponectina, uma substância capaz de combater inflamações e as placas nas artérias”, diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo.

TRANS
Apesar de oferecer as mesmas 9 calorias por grama do azeite, a famigerada trans parece inflar os adipócitos, que são as células gordurosas, com maior facilidade do que qualquer outro óleo. Existem evidências científicas de que não adianta tanto levar uma dieta mais leve se os poucos lipídios que entram no cardápio são trans. Além de favorecer a pança, esse tipinho provoca a resistência à insulina, fazendo o pâncreas trabalhar dobrado — um esforço extra que pode desembocar no diabete tipo 2.

O QUE ESSE ÓLEO TEM Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém, ainda, pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

MUITO ALÉM DO CORAÇÃO O azeite é apelidado pelos mediterrâneos, merecidamente, aliás, de “ouro líquido”

NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

CAMPEÕES DO AZEITE Graças ao clima, os países europeus que estão na bacia do Mediterrâneo são os maiores produtores do mundo. A Espanha detém 32% da produção, a Itália 26%, a Grécia 16,5% e Portugal 2%*

EM DEFESA DO PEITO Este era o efeito, até então, mais badalado do azeite. Entenda por que a sua fórmula é perfeita para poupar as artérias de estragos

DA OLIVEIRA PARA A MESA Cuidados que começam na colheita, continuam na produção e chegam ao envasamento garantem a qualidade do azeite.

por Regina Célia | fotos Dercílio | design Thiago Lyra

http://saude.abril.com.br/edicoes/0289/nutricao/conteudo_250539.shtml



sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Triffle de Frutas


Peguei esta recita lá do progama Daniel BorK, é uma receita diet,e também nutritiva.

Ingredientes:

Massa:
  • 4 ovos
  • 2 colheres de adoçante em pó
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

    Creme:
  • 1 e meia xícara (chá) de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de adoçante dietético
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 lata de creme de leite light
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho

    Frutas:
  • 2 xícaras (chá) de morangos
  • 3 pêssegos
  • 1 manga
  • 2 kiwis
  • 2 carambolas

    Modo de Preparo:

    Massa:
    Bata as claras em neve e vá juntando as gemas, uma a uma, até que fique um creme fofo.
    Acrescente o adoçante e bata mais um pouco. Retire da batedeira e misture delicadamente a farinha de trigo e o fermento em pó.
    Coloque em uma assadeira retangular média untada com farinha de trigo.
    Leve para assar em fogo médio por 30 minutos

    Massa:
    Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo para engrossar.
    Obs.: dissolver o amido com água ou leito antes de misturar aos outros ingredientes.

    Montagem:
    em uma vasilha colocar pedaços de bolo intercalando com o creme e as frutas levando para gelar por 2 horas.


  • domingo, 23 de dezembro de 2007

    Boas Festas Para Todos!!!

    Que o seu Natal seja brilhante de
    alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e
    o seu Ano Novo cheio de esperança.




    segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

    Hábitos que evitam a má digestão


    Hábitos Alimentares

    Faça refeições leves: comer em excesso, seja o que for, não é nada saudável, pois pode sobrecarregar o seu trato digestivo, dificultando a digestão dos alimentos.

    Coma devagar: O trato digestivo possui um ritmo próprio para movimentar os alimentos digeridos. Fazendo as refeições com mais calma, você estará ajudando a digestão e evitando a sensação de empachamento.

    Mastigue bem os alimentos: Pequenas partículas de alimento são mais facilmente digeridas e absorvidas. Por isso, refeições apressadas e alimento mal mastigados dão muito mais trabalho ao estômago.

    Evite "tirar soneca" após as refeições: Deitando, a possibilidade de regurgitações é maior, e sobrecarrega o seu estômago.

    Alimentação

    Evite comidas gordurosas: Alimentos com muita gordura retardam o esvaziamento gástrico e demoram mais para serem digeridos.

    De uma maneira geral, comer bem significa comer um pouco de tudo: pão, legumes, verduras, frutas, peixes, carnes e derivados do leite.

    Evite beber líquidos contendo gases ou alimentos fermentados: Os gases, acumulando-se no estômago, podem causar sensação de empachamento e provocar arrotos.

    Bebidas

    Beber líquidos depois de terminada a refeição: Para conseguir um bom esvaziamento gástrico, o estômago não deve ser preenchido apenas por líquidos que podem fazer você se sentir "cheio" antes mesmo de terminar a refeição.

    Diminua os cafezinhos: O café não só compromete o esvaziamento gástrico como também relaxa os músculos que impedem a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Sob os efeitos da cafeína, alimentos vindos do estômago podem facilmente voltar à garganta. O resultado é regurgitação e sensação de queimação no estômago.

    Evite bebidas alcoólicas: O álcool irrita a parede do estômago.

    Comportamento

    Evite fazer esforços físicos excessivos: O aumento da pressão sobre o estômago pode agravar o quadro de pessoas com refluxo gastro-esofágico.

    Evite usar roupas muito justas: Elas também "apertam" o estômago, impedindo seu funcionamento normal.

    Reduza o número de cigarros ou pare de fumar: O cigarro influi negativamente sobre o trato digestivo. Parar de fumar ou diminuir o número de cigarros será muito benéfico à sua saúde.

    Evite o stress: O stress e as emoções fortes refletem sobre o funcionamento do seu estômago. Por exemplo, algumas pessoas ficam agitadas e perdem logo o apetite.

    Eleve a cabeceira do leito: O refluxo noturno é muito comum e muitas vezes não é percebido durante o sono. Elevar a cabeceira do leito em 15 cm. vai melhorar essa situação.

    Emagreça se você estiver acima do peso normal: Excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o estômago.

    Resumindo: tente encontrar a melhor solução para você, para o seu stress e ansiedade, procurando não fazer da refeição uma obrigação, em meio a correria, mas sim um prazer. Conte seus problemas ao médico que ele certamente terá como ajudá-lo.

    Juntamente com esses hábitos, faça algum esporte ou atividade física. Você não só estará melhorando a saúde do seu estômago como também vai aumentar o seu bem-estar em geral.


    Fonte: cirurgiaendocrina

    Site Médico - http://www.sitemedico.com.br




    Menopausa e ioga: uma relação próspera para a mulher

    As posturas e os exercícios indianos aplacam as ondas de calor, a secura vaginal, as dores de cabeça e o mau humor típicos da menopausa. O melhor é nem esperar entrar nela para praticá-los.

    A realidade da menopausa angustia muitas mulheres. A brusca mudança hormonal do climatério é responsável por constantes incômodos, desde fogachos à mudança de vigor na pele. Mas você não precisa (nem deve) esperar pelos sintomas. Adiantar-se a eles é prevenir-se para uma menopausa tranqüila. Para isso a ajuda da técnica da ioga entra em cena.

    O método de relaxamento equilibra o corpo e aquieta a mente; a prática indiana pode amenizar boa parte dos fantasmas associados à maturidade. Como os especialistas afirmam, as posturas realizadas na ioga massageiam as glândulas e reativam a produção de estrógeno, o hormônio feminino.

    O método, que está fazendo sucesso no Brasil e na Europa, já foi aplicado em mais de 600 mulheres. Embora não existam pesquisas científicas, seus resultados são impressionantes. Num estudo recente, em quatro meses, 116 mulheres que praticaram a iogaterapia tiveram, em média, um aumento de 254% nos níveis de estrógeno.

    Ordem no ciclo menstrual

    Os hormônios desregulados são responsáveis por uma lista enorme de problemas femininos: cólicas, tensão pré-menstrual, sangramentos irregulares, fluxos muito intensos e ovários policísticos. Os movimentos da ioga têm a capacidade de ajudar o sistema endócrino. Os problemas tendem a sumir ou, pelo menos, ser suavizados.

    Entretanto, para o sucesso na terapia, os movimentos devem ser feitos diariamente e tomam pelo menos meia hora. Quem pratica as posturas da ioga desde a juventude leva vantagem. A ioga diminui as oscilações hormonais ao longo da vida, equilibrando as glândulas, e isso atenua o impacto da chegada da menopausa no futuro.

    As inversões – aquelas posições de cabeça para baixo – são as mais usadas na ioga para aliviar o mal-estar associado à menopausa. Elas ajudam a regular o sistema endócrino ao aumentar a circulação de sangue na região da cabeça, onde ficam a hipófise e a tireóide.
    A meditação, que costuma ser incorporada à prática, é um toque final e tanto. Ela prepara a mulher para aceitar as transformações no corpo.

    *Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos.

    Essas informções foram colhidas do Site Médico.


    domingo, 16 de dezembro de 2007

    Pirâmide Alimentar


    A Pirâmide dos Alimentos representa atualmente a melhor ferramenta para entendermos o conceito de uma alimentação saudável e balanceada e de reeducação alimentar.


    Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) e é utilizada até hoje com referência em Programas de Alimentação.


    A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, devemos incluir todos os grupos e as porções indicadas, afim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde.

    Os principais grupos alimentares estabelecidos pela Pirâmide Alimentar são (em ordem decrescente de consumo):


    PÃES, ARROZ, CEREAIS, FARINHAS E MASSAS EM GERAL (6-11 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.


    HORTALIÇAS (3-5 porções) E FRUTAS (2-4 porções): alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras.

    LEITE E DERIVADOS (2-3 porções): alimentos fontes de proteína e cálcio

    CARNES, AVES, PEIXES, OVOS E FEIJÕES (2-3 porções): alimentos fontes de proteína, ferro, e outros minerais.


    GORDURAS, ÓLEO
    S E AÇÚCAR: alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente.


    Assim, observamos que somente com mudança de hábitos alimentares e reformulação/ adequação da nossa dieta, de acordo com o modelo proposto pela Pirâmide Alimentar, poderemos alcançar uma alimentação com qualidade e mais saúde.


    Afinal, emagrecimento saudável e definitivo só é alcançado com reformulação e mudanças alimentares, aliando sempre a prática constante de exercícios físicos.


    Farofa fantasia

    Ingredientes:
    2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
    01 colher (sopa) de farelo de trigo
    01 colher (sopa) de germen de trigo
    01 colher (café) de margarina
    2 ameixas pretas secas
    Sal e temperos a gosto

    Modo de preparo:
    Refogue a farinha com a margarina
    e a seguir misture o restante dos ingredientes.

    Rendimento : 02 porções

    Valor calórico: 67 cal em duas colheres de sopa

    Auto exame dos seios

    PREVINA-SE DO CÂNCER DE MAMA.
    Faça o auto-exame todos os meses após a
    menstruação.

    CONSULTE SEU MÉDICO REGULARMENTE

    Diante do espelho, examine os seios com os braços abaixados, e também levantados, das axilas até os mamilos. Apalpe o seio esquerdo, com as pontas dos dedos da mão direita, em movimentos circulares. Observe se existe alguma alteração no formato, inchaço ou outra deformidade na pele. Com a mão esquerda, repita o exame na mama direita. Com as mãos na cintura, empurre os ombros e os cotovelos para frente até sentir o esforço dos músculos do peito. Observe se há mudanças na forma ou no contorno dos seus seios.

    Examine os seios ao tomar banho; as mãos deslizam mais facilmente sobre a pele molhada ou ensaboada.
    Levante o braço e pressione suavemente os dedos sobre cada seio em movimentos circulares.
    Use a mão esquerda para examinar o seio direito e a mão direita para o esquerdo.
    Observe se existe alguma protuberância ou nódulo duro.

    Coloque um travesseiro debaixo do ombro esquerdo, estenda o braço esquerdo ao longo da cabeça.
    Pressione suavemente com a ponta dos três dedos da mão direita toda a mama esquerda, fazendo movimentos circulares.
    Faça o mesmo com a mama direita, colocando o travesseiro embaixo do ombro direito.
    Em caso de dúvida, consulte seu médico.


    Seja inteligente, Previna!
    Além de realizar seu auto-exame dos seios regularmente após a menstruação, procure seguir as seguintes recomendações médicas:
    • Mulheres até 40 anos de idade: realizar 1 mamografia de controle
    • Mulheres entre 40 e 50 anos de idade: realizar 1 mamografia a cada 2 anos
    • Mulheres a partir dos 50 anos de idade: realizar 1 mamografia por ano

    Importante:
    • Mulheres que não tiveram filhos e/ou possuem antecedentes de câncer na família apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama
    • O aleitamento materno reduz o risco do câncer de mama


    Menopausa Saudável

    Recomendações para viver bem a menopausa

    Para superar os sintomas indesejáveis e o risco acentuado de certas doenças na menopausa, é fundamental que todas as mulheres tenham consciência da importância da adoção de um estilo de vida equilibrado que envolve uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, manutenção de um peso adequado e restrição do álcool e do fumo. Todas essas medidas auxiliam no bem estar geral e dão tranquilidade, disposição e saúde para encarar mais 40, 50 anos de vida pela frente.

    Alimentação e peso adequado

    A partir dos 40 anos, o metabolismo fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem em média 2% ao ano. Em geral, mulheres entre 23 e 50 anos precisam de 1.600 a 2.400 calorias diárias (média de 2.000 calorias), dependendo da altura e do grau de atividade física. Contudo, entre 51 e 76 anos as necessidades diminuem para 1.400 a 2.000 calorias (média de 1.600 calorias). Por isso, é importante controlar o que se come, pois um excesso diário de 200 calorias pode significar um aumento de 10kg no peso ao final de um ano.

    É importante manter um peso adequado nessa fase da vida, pois o excesso de peso pode intensificar as ondas de calor, além de contribuir para o aumento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, o diabetes, artrite, hipertensão, entre outras. Para as mulheres que precisam perder peso, a minha recomendação é que optem por uma dieta balanceada de cerca de 1200 -1400 calorias diárias, capaz de proporcionar uma perda de peso de cerca de 500 - 700 gramas por semana.

    Uma alimentação hipocalórica equilibrada, consiste na redução da ingestão de calorias com refeições leves, pobres em gordura e açúcar. Para garantir a saciedade e o bom funcionamento do metabolismo, é importante que a mulher fracione a alimentação (4-6 refeições ao dia), de forma que faça pequenas refeições ao longo do dia. A dieta deve priorizar frutas e vegetais variados, cereais integrais (aveia, trigo, arroz, centeio, etc), laticínios desnatados, carnes magras, peixes e aves sem pele e leguminosas como soja, feijões, ervilha, lentilha e grão de bico. O consumo de uma pequena porção de castanha do pará, nozes ou amêndoas (2-3 sementes é o suficiente), garante o aporte de vitamina E diário. Frituras, gorduras de carnes, molhos, manteiga, margarina, gordura hidrogenada, doces e refrigerantes devem ser evitados ou consumidos com moderação, assim como bebidas alcoólicas, cafeinadas e alimentos condimentados. Consumidos em excesso, todos eles podem aumentar ainda mais os sintomas indesejáveis, principalmente os calores, além de elevarem o risco de doenças crônicas.

    Para obter mais informações sobre alimentação saudável e perda de peso, o site http://www.emagrecer.com.br/ apresenta dicas e artigos desenvolvidos pela minha equipe com o objetivo de unir e difundir os conhecimentos da ciência e os desejos das pessoas que buscam um emagrecimento saudável e definitivo.

    Fonte:

    Sanavita

    Soja e Menopausa


    Não importa a fase da sua vida, mas sim como você está passando por ela.

    A soja é sua alternativa natural de bem-estar e saúde. Estudos indicam que os benefícios das isoflavonas (fitormônios) e proteínas presentes na soja, quando combinadas com o cálcio e colágeno, auxiliam na melhora da saúde óssea (principalmente em mulheres na menopausa), na redução dos níveis de colesterol (de acordo com o FDA/1999) e na manutenção da beleza da mulher.

    Soja e Menopausa

    Os benefícios desse grão já foram constatados em dezenas de pesquisas que compararam as populações orientais, que comem soja diariamente, com as ocidentais, que pouco se alimentam desse grão. A constatação principal é que a mulher oriental sofre menos os efeitos da menopausa, como as ondas de calor, a irritação, a depressão, a perda de libido, além de apresentarem menor incidência de câncer de mama, de osteoporose e doenças do coração.

    O grande desafio apresentado pelos médicos - mesmo por aqueles que defendem o uso dos estrógenos naturais - está na definição exata das proporções dessas substâncias. É fácil de entender: enquanto as drogas químicas têm medidas precisas e rigorosas, que não se alteram de um lote para outro e que permitem que o médico prescreva exatamente a dose necessária, os estrógenos naturais à base de plantas não apresentam essa garantia. Há sempre o risco de a planta ter sido cultivada em solo ou temperatura diferente.




    quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

    Cabelos tingidos


    Para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a cutícula (camada externa) fragilizada.

    Esse efeito acaba se `voltando contra o feiticeiro` porque, com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio. Resultado: em cerca de um mês, o cabelo fica desbotado.

    Isso ocorre mais facilmente em cores muito artificiais como o loiro-acinzentado e o vermelho, que não fazem parte dos pigmentos naturais.

    Fatores externos como o sol (que provoca oxidação da tintura) e o cloro aceleram o processo.

    Algumas soluções para tentar manter a cor por mais tempo:

    Utilize xampu e condicionador próprios para cabelos tingidos, que ajudam a fixar o pigmento no fio.

    Aplique, diariamente, produtos finalizadores à base de silicone. Eles formam uma película protetora em torno da cutícula.

    Use produtos para o cabelo com filtro solar antes de se expor ao sol.

    Em casa ou no salão, faça hidratação nos fios uma vez por mês para reforçar a estrutura.

    Após vinte dias, aplique um tonalizante da mesma cor da tintura.

    Esse tipo de produto não contém amônia e é feito à base de corantes artificiais que se fixam à superfície do fio, proporcionando brilho e realçando a cor. O efeito é temporário, dura de 12 a 24 lavagens.

    Se o cabelo estiver muito manchado, a solução é retocar a tintura.


    Fonte: www.fisioquality.com.br

    Site Médico

    terça-feira, 11 de dezembro de 2007

    Corpo ao alcance das suas mãos


    Você mesmo pode massagear seus pés para reduzir tensões e revigorar o organismo. Veja as dicas da terapeuta Valéria Pasta, de São Paulo:

    1. Prepare-se

    Escolha um lugar gostoso e instale-se entre almofadas. Certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas. Se quiser, use cremes ou óleos. Massageie um pé de cada vez e fique atento para não tensionar ombros e pescoço.

    2. Com a mão na massa

    Segure o pé inteiro e acolha-o carinhosamente. Usando toda a mão, amasse-o como se estivesse fazendo pão ou trabalhando argila. Explore toda a superfície e todos os seus cantinhos.

    3. Além dos pés

    Suba até o tornozelo. Com a mão inteira, movimente a articulação em todas as direções. Usando a ponta dos dedos, explore toda a região, das partes fofas às extremidades dos ossos. Percorra da parte inferior da perna até o calcanhar.

    4. Serviço completo

    Mexa as articulações dos dedos, separe uns dos outros, seja minucioso. Depois continue o trabalho pelo pé inteiro, apertando e amassando, principalmente os pontos doloridos. Confie na intuição e siga o caminho que as mãos encontram.

    5. Costas e fôlego

    Localize no mapa dos pés a região da coluna vertebral e explore-a com apertões e cutucadas. Depois encontre a área do plexo solar e do diafragma. Trabalhe de forma mais profunda, usando o polegar de um jeito firme, mas delicado. Concentre-se na respiração.

    6. Sossegue

    Sinta a sensação de relaxamento e aproveite. Esparrame-se entre as almofadas, descanse, massageie as mãos e faça o que seu corpo pede — deixe-o quieto ou se espreguice, respirando fundo por alguns minutos.



    segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

    Receita de iogurte caseiro


    O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes que possuimos no nosso quotidiano. Para o seu dia a dia ou para uma saudável dieta, o Iogurte deve marcar a sua presença.

    O iogurte tem uma composição muito semelhante à do leite, já que contém quase os mesmos nutrientes, como o cálcio e o fósforo (essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis), vitaminas, minerais e proteínas (parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão).

    A maior parte das suas qualidades deve-se à fermentação, o processo pelo qual o leite é transformado em iogurte. Neste processo, a lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, o que facilita a assimilação em pessoas com intolerância à lactose.

    Contém bactérias lácteas vivas que ajudam a regenerar a flora intestinal, inibindo a acção de bactérias patogénicas, o que confere uma protecção natural contra as infecções gastrointestinais. Estas bactérias consideradas boas parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.




    Aquecer 1 litro de leite de caixa, até o ponto em que não queime a mão (não é para ferver). Misture 1 copo de iogurte natural desnatado ao leite aquecido. Coloque em um recipiente fechado (uma panela com tampa, por exemplo), e deixe de um dia para outro dentro do forno (desligado).
    Coloque, no outro dia, o iogurte em copos tampados com papel alumínio ou plástico e deixe na geladeira. Pode ser adicionada gelatina em pó sem sabor para o iogurte ficar mais encorpado. Uma excelente opção é bater o iogurte com fruta, melhorando o sabor.


    Cuidado com as compras! O perigo dos aditivos alimentares

    Os aditivos são substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo.

    Apesar dos aditivos serem adicionados em quantidades mínimas, a possibilidade do seu consumo continuado durante períodos prolongados confere ao aditivo um potencial de riscos.
    Confira os principais tipos de aditivos:

    *
    Acidulante: dá gosto ácido a alimentos como refrigerantes e geléias. Não tem efeitos lesivos quando utilizados dentro dos limites.

    *
    Antioxidante: evita o sabor rançoso da gordura e que o alimento se estrague.

    * Aromatizante: dá ou realça o aroma e o sabor dos alimentos, para torná-los mais apetitosos.

    * Estabilizante: dá "liga" entre os ingredientes e melhora a textura do produto. É usado normalmente em sorvetes e balas.

    * Adoçante: substituto do açúcar. Já foi comprovado o poder de gerar câncer da sacarina e ciclamato. O aspartame também é bastante criticado, pois se transforma em nosso organismo em metanol, um álcool extremamente tóxico que causa danos ao Sistema Nervoso. Por isso é recomendável o uso de adoçante natural, como a STÉVIA.

    *
    Conservantes: impossibilitam que o alimento estrague ou atrasam tal processo, aumentando a vida útil destes.

    *
    Corantes: tornam os alimentos mais atraentes. Podem ser naturais (exemplo: urucum) ou artificiais (exemplo: tartrazina, vermelho bordeux). Os corantes artificiais são os mais usados, pelas cores mais vivas e obtenção mais barata; entretanto, podem provocar danos à saúde, principalmente alergias (asma, irritações na pele, rinite), e, à longo prazo, o aparecimento de câncer.

    Os alimentos que possuem estes corantes artificiais são: gelatinas, iogurte de morango (ou leite com sabor de morango), sucos em pó, groselha, refrigerantes, balas, biscoitos recheados de morango, salsicha, etc.
    Logo, a fim de evitar o efeito indesejável dos aditivos, devemos evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, e saber escolher os mais saudáveis.

    Abaixo estão algumas dicas para tornar sua alimentação mais saudável e fugir dos riscos decorrentes da ingestão de aditivos:

    - Preferir o consumo de sucos e refrescos naturais: além de mais baratos, são muito mais nutritivos, por conterem várias vitaminas e minerais que os produtos prontos não possuem, além de outros nutrientes. Prefira as frutas pobres em potássio !

    - Preparar gelatina em casa: misturar a gelatina em pó sem sabor a sucos de frutas naturais e açúcar (adoçante no caso de diabéticos), se necessário.

    - Evitar refrigerantes; deixar para consumi-los nos finais de semana, dando preferência aos refrigerantes à base de limão. É uma atitude mais econômica e saudável.

    - Dar preferência aos biscoitos sem recheio.

    - Preparar iogurte em casa e bater no liquidificador com morangos (ou outra fruta, como pêssego); no caso de compra do iogurte pronto, procurar ler no rótulo se o corante é natural. Sem dúvidas, o iogurte caseiro é muito mais nutritivo e saudável, além de mais econômico.

    Nutricionista Responsável: Lorraine Ferraz