Encontra Sua Receita

domingo, 23 de março de 2008

O prazer das verduras






Comer verduras e hortaliças faz bem para saúde.Isso todo mundo já sabe não é mesmo? Mas por incrível que pareça, ainda tem gente que foge de uma boa salada,mesmo ciente que elas são altamente nutritivas.



Realmente, talvez alimentos como um bife “sangrento”, ou uma caixa de bombons, ou aquele macarrão repleto de molho e queijo parmesão,sejam muito mais suculentos do que as boas e saudáveis verduras.



Para contornar isso, que tal provar verduras que você ainda não conhece? Experimente temperos novos, outros molhos para saladas, outros tipos de preparo...descubra novos sabores com estes ingredientes.


Entre alguns dos hortifrutis mais recomendados para incrementar sua vida com saúde e cor,sugerimos: acelga, alcachofra, couve, chicória, repolho, bertalha, mostarda, escarola e o almeirão.



Por Marco de Cardoso












sábado, 22 de março de 2008

Feliz Páscoa!


Coelhinho da Páscoa

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
A paz que anda nas calçadas sem fim,
O amor desencontrado pela solidão,
A esperança anunciando um rumo a seguir;

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
O sorriso puro da criança,
O gesto caloroso do amigo sincero,
A clareza dos sentimentos entre as pessoas;

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
A solidariedade presente em cada coração,
O respeito pela vida reverenciado em cada ser,
O carinho das mães pelos filhos;

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
As orações diárias de milhões de pessoas,
O desejo de harmonia, compreensão e paz,
O prazer para que o dia seguinte seja muito melhor;

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
O ovo de chocolate simbolizando a fartura,
A compreensão entre os povos,
As palavras de Fé em Deus;

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
Um minuto de silêncio com um pedido,
Que as pessoas se encontrem no amor e na Fé,
Que se respeitem não só na PÁSCOA, mas a cada dia!


domingo, 16 de março de 2008

Bolo de Casca de Abóbora e Aveia -Super Saudável


A abóbora é de alto valor nutritivo, ela contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento. Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.



É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.



Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.

Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado.

Ingredientes da
massa
11/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de cascas de abóbora picada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Bata no liquidificador as cascas, os ovos e o óleo. À parte, coloque numa tigela a farinha, a aveia,
açúcar e o fermento. Misture bem.Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

Ingredientes da
cobertura:
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até
ferver e reserve.
Depois do bolo assado, espalhe esta cobertura
por cima e deixe esfriar.

Obs: Não coloquei a cobertura desta vez, mas ficou ótimo. Ficou muito fofinho, muito bom acompanhado de um cafezinho ou chá. Ele fica rico em Fibras, complexo B e vitamina A.


Nota: Eu tenho a imagem da foto, mas estou tendo problemas em
colocar aqui, já tentei de tudo. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Bjs!


Pesquisas afirmam que o chocolate faz bem ao coração e combate o envelhecimento


A Páscoa promete ser recheada. A boa notícia para quem suspira diante de ovos e bombons, mas resiste às guloseimas do coelhinho, vem de dois estudos realizados na Alemanha e nos EUA. Os resultados afirmam que, além de fazer bem para o coração, por conter os flavonóides, o consumo de chocolate preto e amargo previne também doenças comuns na velhice, como a osteoporose, arteriosclerose e artrose.

A Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, analisou 44 pessoas entre 55 e 64 anos, todos com pressão alta e que não faziam uso de medicação para o problema. Cada uma delas foi agraciada com duas barras pequenas de chocolate por dia, durante duas semanas. No final, os especialistas registraram queda de 5 pontos na pressão máxima - a sistólica -, e de quase 2 pontos na mínima - a diastólica.

Os americanos usaram os mesmos critérios e chegaram aos mesmos resultados. Segundo a pesquisa da American Medical Association, o consumo de chocolate uma vez por dia pode reduzir a pressão arterial e, conseqüentemente, gerar um bom funcionamento da circulação de sangue pelo corpo.

Segundo o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração de São Paulo, as vantagens e benefícios do chocolate vão além. Por conter antioxidantes, ajuda a prevenir, ainda, doenças que vêm com o envelhecimento, como a osteoporose, por exemplo.

Os flavonóides são substâncias antioxidantes encontradas na semente do cacau. Na corrente sangüínea, eles agem como um filtro que reduz a formação de placas de gordura mantendo a boa circulação, além de transformar o colesterol ruim em substâncias benéficas para o organismo. Já nas doenças como osteoporose, arteriosclerose e artrose, o flavonóide previne por, justamente, ser antioxidante, haja vista que essas doenças são provenientes da oxidação dos ossos e articulações.

É possível comer sem culpa, segundo as pesquisas, entre 70g e 100g de chocolate por dia. "Essa quantidade, no entanto, vai depender do peso, altura e tipo físico", diz o cardiologista. "Uma barra pequena de chocolate, por exemplo, pode conter os flavonóides que contém uma maçã. Essa substância é encontrada também no vinho tinto e, por isso fala-se no consumo moderado da bebida como responsável por uma boa saúde do coração", completa.

A novidade é boa também para os diabéticos, pois o consumo dos chocolates diets também tem os mesmos benefícios, desde que em consumação moderada, ou seja, a mesma indicada para o chocolate comum. Na dúvida entre o preto e o branco? Vá de preto e amargo, recomenda Magnoni.


sábado, 8 de março de 2008

Perdemos mais peso quando cortamos os carboidratos das refeições?


A resposta é sim. Mas antes que esta afirmação possa causar uma revolução em nossa dieta diária e a completa abolição deste importante nutriente, devemos fazer a seguinte pergunta: perder peso é igual a emagrecer? Agora, a resposta para esta pergunta é não.

Ao suprimir os carboidratos da dieta, restringimos nosso corpo de sua maior fonte de energia, que é o açúcar provindo dos carboidratos. Dietas sem carboidratos nos deixam fracos, deprimidos e irritados, uma vez que o açúcar também estimula a produção de serotonina no cérebro, substância esta que nos dá energia e prazer. Se você não for nenhum monge do "auto-controle", seu cérebro responderá com ataques compulsivos por doces ao longo do dia. O carboidrato também carrega consigo grande volume de água, fazendo com que parte do peso perdido seja meramente às custas de água. Mas o pior está por vir.

Alguns órgãos de nosso organismo, como o cérebro, o coração, os rins e a medula óssea, são exclusivamente dependentes de açúcar. A supressão deste nutriente acarreta destruição de nossas proteínas musculares, que são então transformadas em açúcar pelo fígado. Como o músculo e a água são mais pesados que a gordura (lembre-se da experiência de escola ao se misturar água e óleo, o óleo fica na fase superior por ser mais leve), a perda de peso é maior.

Aí devemos questionar: queremos perder peso rápido e ficar flácidos, fracos e deprimidos; ou perder peso lentamente, às custas de gordura, e nos tornar esbeltos, saudáveis e felizes? A resposta fica para cada de um nós responder.

Por: Luciano R. Giacaglia é endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo
Fonte: Yahoo Notícias







Parabéns! Mulheres!


Alma De Mulher


Nada mais contraditório do que ser mulher ...
Mulher que pensa com o coração,age pela emoção e vence pelo amor



Que vive milhões de emoções num só dia e
transmite cada uma delas,
num único olhar.


Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.


Que hospeda no ventre outras almas, da a luz
e depois fica cega,
diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver
partiros pássaros, mesmo sabendo
que eles não lhe pertencem.


Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
que seu amor nem perceba
mais tais detalhes.


Que como uma feiticeira transformaem
luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.


E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.


Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher !!!


Autor Desconhecido